São esperados um total de 257.870 casos novos para o sexo masculino e 260.640 para o sexo feminino. Segundo projeções estatísticas, os tipos mais recorrentes serão:
* BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil 2011-2022. 2011.
Nos dados apresentados a seguir podemos identificar a distribuição proporcional dos dez tipos de câncer mais incidentes em homens e mulheres estimada para o Brasil, em 2012.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Estimativa 2012 – Incidência do Câncer. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Câncer, 2011.
![]() |
Saiba Mais |
O perfil epidemiológico do câncer demonstra sua magnitude sendo reconhecido como problema de saúde pública pela sua alta incidência, prevalência, mortalidade e baixa taxa de sobrevida. É importante conhecer a situação do câncer, pois permite o estabelecimento de prioridades e alocação de recursos de forma direcionada para a modificação positiva do cenário epidemiológico no Brasil (BRASIL, 2011)*.
* BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil 2011-2022. 2011.
O câncer, assim como outras doenças crônicas não transmissíveis, pode causar danos devastadores para os indivíduos, para famílias inteiras e para a sociedade. O adoecimento por câncer muda o padrão cotidiano de vida do paciente, promovendo alterações físicas, psicológicas, sociais, espirituais, econômicas e profissionais (BRASIL, 2011; ROSA, 2011)*.
No Brasil, o INCA é a organização pioneira na abordagem da vigilância do câncer, de forma nacional e integrada. As informações e análises decorrentes da vigilância epidemiológica do câncer são o alicerce para a tomada de decisões no combate e controle do câncer (BRASIL, 2012a)*.
* BRASIL. Instituto Nacional do Câncer. Epidemiologia, informação e vigilância do câncer. 2012a. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=488. Acesso em: 18 abr. 2012.
* ROSA, L. M. A mulher com câncer de mama do sintoma ao tratamento: implicações para o cuidado de enfermagem, 2011. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Florianópolis, 2011.
![]() |
Saiba Mais |