Módulo 5: Cronicidade e Suas Inter-relações na Atenção à Saúde
Unidade 3: Modelos de atenção à saúde em DCNT com enfoque nas Linhas de Cuidado e Clínica Ampliada

O que são modelos de atenção à saúde
Transição da lógica assistencial
Linhas de cuidado e clínica ampliada

Linha de Cuidado

A linha de cuidado é, portanto, uma nova forma de os profissionais de saúde se relacionarem com os indivíduos e com a coletividade atendendo as suas necessidades sociais de cuidado. Essa relação acontece desde a entrada do paciente no sistema de cuidado e acompanha todos os níveis de atendimento, como os serviços de urgência, de clínicas, de consultórios, ou de centros de atenção básica; os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, de especialidades e hospitalares, entre tantos outros possíveis.

Obviamente, a consecução da linha de cuidado pressupõe uma eficaz, eficiente e efetiva rede de ações e de serviços de cuidado, com profissionais suficientes, competentes e qualificados para dar-lhe cumprimento, além de recursos compatíveis com a ideia de integralidade e de humanização do cuidado. Para melhor compreensão, apresentam-se na sequência, os conceitos de:

  • eficiência;
  • eficácia; e
  • efetividade.


Eficiência
Trata de como fazer, e não do que fazer. Trata de fazer certo, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, se fala em produtividade. Eficiente é a pessoa preocupada em realizar as suas tarefas. Ser eficiente é atingir a meta estabelecida, sem explorar ao máximo o potencial. O comportamento eficiente cumpre o prometido, com foco no problema, nem mais, nem menos.
Eficácia
Por sua vez, trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão ou caminho a seguir. Eficácia está relacionada à escolha, e depois de escolher o que deve ser feito, fazê-lo de forma produtiva que leve à eficiência. A eficácia é característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um pouco além da eficiência. A pessoa eficaz, geralmente, refaz a atividade até sentir-se superando as limitações identificadas no início. Quem é eficaz preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com a superação dos limites, com base na criatividade. Eficácia é fazer as coisas certas.
Efetividade
Congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia. Ser efetivo é orientar as ações e recursos em busca do melhor resultado (eficácia), desenvolvendo as atividades no melhor padrão de qualidade versus tempo (eficiência). É fazer as coisas de forma certa, com a certeza de estar fazendo a coisa certa.

Para fins de analogia e exemplificação, eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano. Eficácia é encontrar a água.

Saiba Mais
Amplie seus conhecimentos com a leitura do capítulo: Redes de Saúde: Uma Reflexão sobre Formas de Gestão e o Fortalecimento da Atenção Básica (p. 48-51) do Cadernos Humaniza SUS. Disponível no link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizasus_atencao_basica.pdf. Acesso em: 6 jul. 2012.