Para que se alcance a melhoria das condições de saúde e de qualidade de vida é necessário um trabalho conjunto com os outros setores responsáveis pelas políticas sociais, redefinindo as responsabilidades e as potencialidades.
Quando mencionamos outros setores responsáveis, você consegue lembrar de uma situação da sua prática em que essa articulação se fez necessária? Se não, vamos lá, que tal um exemplo?
![]() |
Compartilhando |
A ilustração dos Pontos de Atenção configura, de forma muito clara, a questão da intersetorialidade, ou seja, os aparatos que devem compor as práticas assistenciais com vistas a contemplar as necessidades dos usuários.
Analisando a figura, você consegue perceber que é fundamental o planejamento da oferta de serviços de saúde na perspectiva da equidade.
Assim, as linhas de cuidado somente podem ser definidas a partir de uma articulação dos diferentes níveis de atenção à saúde, com definição efetiva da operacionalização do sistema de referência e contrarreferência. Os princípios norteadores devem estar claramente definidos em toda a rede de atenção.