Conceito e abrangência da promoção da saúde
Conferencias e Declarações
A Política de Promoção da Saúde / Evolução no Brasil
Determinantes sociais de saúde
Conceito de risco e Vulnerabilidade
Risco, vulnerabilidade e doença crônica não transmissível
O desafio da promoção da saúde em condições crônicas
Conferências e Declarações
A I Conferência Internacional de Promoção da Saúde reforça o conceito de saúde na sua dimensão social.
Veja a seguir a evolução das diversas declarações sobre as políticas de saúde:
Em relação às conferências regionais, estas buscaram discutir, principalmente, a problemática específica dos países latino-americanos, mas sempre incorporando as tendências e experiências internacionais da promoção da saúde de outros países do mundo.
Assim, ao finalizar esta síntese observa-se que já foram realizadas em vinte cinco anos oito iniciativas multinacionais, sete de caráter internacional/global, uma mundial e outras três de caráter sub-regional, bem como duas de caráter específico, que procuram reforçar a importância do tema da promoção da saúde.
 |
Palavra do Profissional |
A partir da análise e reflexão destas conferências, evidenciou-se uma clara inter-relação com as cinco estratégias defendidas na I Conferência Internacional de Promoção da Saúde e a elaboração do documento da Carta de Ottawa de 1986, no Canadá. As iniciativas que sucederam este evento vieram reforçar a importância destas estratégias bem como a adoção das práticas de promoção nas políticas de saúde dos diversos países do mundo.
 |
Saiba Mais |
Para saber mais sobre a Carta de Otawwa e outros documentos, consulte “As Cartas de Promoção da Saúde”, nas publicações da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf.