Módulo 6: Politica de redes de atenção à saúde
Unidade 2: Promoção da saúde nos diferentes níveis de atenção

Conceito e abrangência da promoção da saúde
Conferencias e Declarações
A Política de Promoção da Saúde / Evolução no Brasil
Determinantes sociais de saúde
Conceito de risco e Vulnerabilidade
Risco, vulnerabilidade e doença crônica não transmissível
O desafio da promoção da saúde em condições crônicas

O desafio da promoção da saúde em condições crônicas

Então, conheça a seguir mais dois Programas extremamente importantes para a luta contra as DCNT.

A promoção da saúde, como vem sendo entendida nos últimos 20-25 anos, representa uma estratégia promissora para enfrentar os múltiplos problemas de saúde que afetam as populações humanas e seus entornos. Ela parte de uma concepção ampla do processo saúde-doença e de seus determinantes; propõe a articulação de saberes técnicos e populares; e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados para seu enfrentamento e resolução (BUSS, 2000)*.

Neste sentido, a promoção da saúde se apresenta como uma possibilidade concreta de mudança nas práticas em saúde, com a necessidade de revisão nas ações de atenção à saúde, nas quais o cuidado de enfermagem assume caráter relevante.

Abordaremos a seguir os desafios para a efetivação desta política na promoção da saúde das pessoas em condição crônica de saúde. Estes desafios para a prevenção e controle destas doenças, na perspectiva da promoção da saúde, ainda são grandes.

O Plano Nacional de Enfrentamento das DCNT, traz a preocupação com a promoção da saúde como um dos seus eixos, cujos objetivos são:

  • Fomentar iniciativas intersetoriais no âmbito público e privado, visando ao desencadeamento de intervenções e ações articuladas que promovam e estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis, constituindo-se em prioridades no âmbito nacional, estadual e municipal;
  • Abordar as condições sociais e econômicas no enfrentamento dos fatores determinantes das DCNT;
  • Proporcionar à população alternativas relativas à construção de comportamentos saudáveis ao longo da vida.
A seguir selecionamos alguns dos desafios, com relação à promoção da saúde e prevenção das DCNT, e também ao cuidado com as pessoas que vivem com alguma condição crônica de saúde, a serem enfrentados para o alcance destes objetivos.

Saiba Mais
Para conhecer melhor estes objetivos, estratégias e ações, leia as páginas 78 a 85, no link Portal da Saúde. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cartilha_dcnt_completa_portugues.pdf.