Então, conheça a seguir mais dois Programas extremamente importantes para a luta contra as DCNT.
A promoção da saúde, como vem sendo entendida nos últimos 20-25 anos, representa uma estratégia promissora para enfrentar os múltiplos problemas de saúde que afetam as populações humanas e seus entornos. Ela parte de uma concepção ampla do processo saúde-doença e de seus determinantes; propõe a articulação de saberes técnicos e populares; e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados para seu enfrentamento e resolução (BUSS, 2000)*.
Neste sentido, a promoção da saúde se apresenta como uma possibilidade concreta de mudança nas práticas em saúde, com a necessidade de revisão nas ações de atenção à saúde, nas quais o cuidado de enfermagem assume caráter relevante.
Abordaremos a seguir os desafios para a efetivação desta política na promoção da saúde das pessoas em condição crônica de saúde. Estes desafios para a prevenção e controle destas doenças, na perspectiva da promoção da saúde, ainda são grandes.
O Plano Nacional de Enfrentamento das DCNT, traz a preocupação com a promoção da saúde como um dos seus eixos, cujos objetivos são:
![]() |
Saiba Mais |