Módulo 6: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Clínicas Respiratórias e Metabólicas
Unidade 2: Aplicação da metodologia da assistência nas desordens metabólicas e eletrolíticas

Emergências médicas metabólicas
Distúrbios do potássio
Distúrbios do cálcio
Distúrbios do sódio (Na+)

Hipercalcemia

Hipercalcemia

Hipercalcemia severa (cálcio corrigido > de 3.0mEq/L) é incomum e normalmente é devido ao hiperparatireoidismo, ou doença maligna (ex. mieloma). Os sintomas podem ser mascarados por malignidade subjacente. Em qualquer indisposição, o paciente com malignidade conhecida deve ser verificado o cálcio no soro, e a albumina (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

Quais são então as principais causas da hipercalemia?

Veja na animação a seguir, onde apresentamos também os seus sintomas e as suas complicações.

Causas
• Hiperparatireoidismo primário e malignidade: tumores sólidos com metástases ósseas. Estas duas causas correspondem a acima de 80% dos casos.
• Hipercalcemia hipocalciúrica familiar.
• Sarcoidose, doença granulomatosa.
• Endócrino: tireotoxicose, doença de Addison; feocromocitoma.
• Síndrome Milk-Alkali (consumo excessivo de cálcio e antiácidos absorvíveis).
• Imobilização (<16 anos de idade).
• Medicamentos como: análogos da vitamina D, anti-estrógenos, lítio, tiazidas.
Sintomas
Os principais sintomas da Hipercalcemia são conforme destacam (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005):

• Sede
• Poliúria
• Constipação
• Náusea e anorexia
• Dor abdominal
• Depressão
• Confusão
Complicações
Dentre as complicações da Hipercalcemia destacam-se:

• Úlcera péptica
• Pancreatite aguda
• Fraqueza Muscular
• Psicose, sonolência, coma
• Calcificação da córnea
• Intervalo QT curto no ECG

Você pode visualizar um exemplo do Intervalo QT curto no ECG a seguir.

Suponhamos, então, que você recebe uma paciente de 58 anos, senhora LJ, na emergência referindo sede intensa, poliúria, náuseas e falta de apetite. Os sinais vitais estão estáveis e após descartar alterações glicêmicas pela glicemia capilar e história da paciente você suspeita de distúrbio de eletrólitos, neste caso o cálcio.

Como deve ser a avaliação e as intervenções de enfermagem neste caso?

Dentre os principais aspectos do tratamento destacam-se:

O cálcio corrigido deve ser calculado ou deve-se fazer referência ao valor ionizado. O tratamento de emergência é necessário se cálcio corrigido estiver > 3,5mEq / l (ionizado> 1,8mEq / l). Entre 3 e 3.5mEq/L pode não ser necessário tratamento de emergência, mas isto depende dos sinais e sintomas (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

Para cada grama de albumina que for abaixo de 40g/L, adicionar 0,02 mEq/L ao cálcio não corrigido. Por exemplo, cálcio 2,62 mEq/L com uma albumina de 30 g/L dá um cálcio corrigido de 2.62 + (10 x 0.02)= 2.82mEq/L (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

Em relação aos fluidos:

Deve-se repor fluidos com 0,9% de solução salina (adicionar cloridrato de potássio quando necessário) irá diminuir o cálcio e aumentar a depuração renal.

Checar a ureia, a creatinina e o cálcio duas vezes ao dia.

Em relação aos diuréticos:

Os diuréticos de alça (por exemplo, furosemida 40mg IV em bolus) podem aumentar a perda de cálcio pela urina. Este procedimento não deve ser iniciado até que os déficits de volume sejam repostos.

As tiazidas nunca devem ser utilizadas nestes casos porque elas provocam a retenção de cálcio.

Em relação aos bisfosfonatos (medicamentos que, ao inibirem a atividade das células destruidoras de ossos, aliviam as dores, reduzem o risco de fraturas e suprimem as crises de hipercalcemia que implicam um risco de vida), primeiramente corrija as deficiências de fluidos.

Uma única infusão de pamidronato irá diminuir os níveis de cálcio em 2 a 4 dias (mas não de forma aguda). O efeito máximo é em uma semana.

Hipercalcemia recorrente pode ser tratada com infusões IV repetidas de pamidronato.

Na hipercalcemia refratária relacionada ao câncer, o zoledronato pode ser administrado assim que os déficits de sal e água sejam repostos.

Saiba Mais
Continue aprofundando os distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico acessando o link sugerido a seguir:

Clique aqui.

Outros aspectos que devem ser observados são: se o paciente estiver tomando digoxina, interromper o seu uso. Os esteroides também não devem ser usados rotineiramente. Eles podem ser úteis na sarcoidose, mieloma e na hipervitominose-D (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

Palavra de Profissional
Não esqueça que, independentemente do diagnóstico médico, você deve fazer a classificação de risco. Mantenha vigilância constante do paciente com adequada anamnese, avaliação clínica, laboratorial e de imagens. Faça a transferência do paciente na rede de cuidado conforme a sua necessidade e organize as informações do paciente para que o cuidado tenha continuidade e segurança.

Na próxima página, continuaremos a tratar dos distúrbios do cálcio, abordando a hipocalcemia. Acompanhe!