Módulo 6: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Clínicas Respiratórias e Metabólicas
Unidade 2: Aplicação da metodologia da assistência nas desordens metabólicas e eletrolíticas

Emergências médicas metabólicas
Distúrbios do potássio
Distúrbios do cálcio
Distúrbios do sódio (Na+)

Hipocalcemia

Hipocalcemia

Vamos agora ver outro distúrbio eletrolítico, a hipocalcemia. A Hipocalcemia espúria, é a incapacidade de corrigir a albumina (verifique cálcio ionizado). Adicionar 0,02mEq / l ao cálcio total, para cada g/l de albumina que estiver abaixo de 40g/l. (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

Vejamos na animação a seguir as suas causas e características clínicas.

Você pode visualizar um exemplo das modificações do ECG na hipocalcemia a seguir.

Quanto à avaliação da hipocalcemia, a investigação clínica deve incluir: Cálcio total e ionizado, albumina, fosfato e magnésio, que ajudam a estabelecer a etiologia.

Intervenções de Enfermagem (NIMMO et al., 2009; MARTINS; SCALABRINI NETO; VELASCO, 2005).

É necessário para complicações graves como, por exemplo, convulsões, disrritmias, tetania:

• Monitorar ECG.

• Monitorar sinais vitais

• Avaliar nível de consciência

• Administrar 5-10mls de cloridrato de cálcio a 10% ou gluconato de cálcio a 10% IV, o que reverterá a tetania após 15 minutos.

Diminua a infusão IV em 0.5-2mg Ca/kg/hr (0.06 -0.22mls/kg/hr) se paciente recebe gluconato de cálcio 10%; dilua 60mls de gluconato de cálcio em 1 litro de glicose a 5%. (10% de gluconato de cálcio contém 8.9 mg de Ca++ elementar por ml). O cálcio oral pode ser introduzido quando a vitamina D estiver baixa tão logo seja possível. Lembre-se, somente o médico pode prescrever fármacos e medicações.

• A hipomagnesemia pode ser a causa da hipocalcemia. O tratamento de emergência é com a reposição de Magnésio IV. A hipomagnesemia é causada pelo alcoolismo crônico, inadequada absorção, tratamento com ciclosporina, nutrição parenteral prolongada ou terapia diurética.

• As convulsões e as arritmias devem ser tratadas com sulfato de Magnésio IV: 8 mmols de sulfato de magnésio diluído em 100 ml de NaCl a 0.9% que deve ser infundido em 20 minutos. O ECG deve ser monitorado e pode haver hipotensão.

Tratamento de casos leves e moderados:

• Pacientes levemente sintomáticos ou assintomáticos com hipomagnesemia crônicas, pode ser testada a reposição.

• Hipocalcemia primária: reposição oral ou IV de cálcio e vitamina D será necessário.

• A hipocalcemia sintomática crônica: pode necessitar doses maiores de cálcio oral até 7 g por dia em múltiplas doses divididas. A vitamina D usualmente necessária (0.25 a 1 micrograma por dia).

• Use vitamina D de ação mais curta análoga uma vez que irá tornar mais fácil o efeito reverso se qualquer toxicidade ou hipercalcemia aparecerem.

Saiba Mais
Continue aprofundando sobre esta temática tão importante para o cuidado de enfermagem acessando o link sugerido a seguir:

Clique aqui.

Encerramos aqui a nossa abordagem a respeito dos distúrbios do cálcio. Esperamos que você tenha assimilado as causas, os sintomas e as intervenções de enfermagem pertinentes à hiper e à hipocalcemia.