Módulo 6: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Clínicas Respiratórias e Metabólicas
Unidade 3: Aplicação da metodologia da assistência de enfermagem nas intoxicações exógenas

Intoxicações exógenas
Intoxicação por organofosforados e carbamatos
Intoxicação por fármacos e drogas não lícitas
Intoxicação por acidentes com animais peçonhentos

Intoxicação por chumbinho

A utilização irregular de carbamatos e organofosforados como raticida, principalmente o carbamato Aldicarb, classificado como extremamente tóxico, e sua comercialização ilegal com o nome de chumbinho, são as causas de muitas intoxicações exógenas.

Tais produtos são utilizados como medicamentos e inseticidas fitossanitários, nematicidas, larvicidas e acaricidas sistêmicos ou como zoossanitários, no campo ou no lar, sendo responsáveis por intoxicações humanas e em animais domésticos. Atualmente, são utilizados com outras finalidades, como em tentativas de suicídio, sendo também agentes comuns em intoxicações acidentais e profissionais, respondendo por um número significativo de intoxicações agudas (CALDAS, 2000).

Esses agentes atuam inibindo a ação da enzima acetilcolinesterase, enzima responsável pela degradação da acetilcolina, presente nas fendas sinápticas do sistema nervoso autônomo, do sistema nervoso central e da junção neuromuscular.

Você sabe como a acetilcolina funciona?

Clique para conferir segundo as recomendações de Caldas (2000); Moraes (1999); Oliveira ; Menezes (2004).

Os sintomas apresentam-se sob várias combinações, típicas daqueles por excessiva estimulação dos diferentes receptores pela acetilcolina no sistema nervoso central e autônomo, assim como na junção neuromuscular esquelética.

Fonte: Caldas (2000), Moraes (1999), Oliveira e Menezes (2004).

A gravidade e o tempo de início dos sintomas dependem da composição química do inseticida, do tempo e da via de exposição. Após ingestão maciça, os sintomas aparecem em minutos, e na maioria dos casos têm início de 30 min. a 12 h. Nos compostos lipossolúveis podem retardar até 24 horas. A manifestação mais grave e usual causa de óbito é a falência respiratória do centro respiratório, agravado por excessiva secreção traqueobrônquica e broncoespasmo.

No tratamento das intoxicações por organofosforados e carbamatos, o uso de atropina é essencial, por ser um antagonista competitivo da acetilcolina, tanto no sistema nervoso central quanto no sistema nervoso autônomo. Os sinais de atropinização incluem midríase (o mais precoce), taquicardia e ruborização cutânea. A retirada é lenta e gradual, por pelo menos 24 horas, sendo restituída, se reaparecerem os sintomas.

O paciente com intoxicação por chumbinho deve ser classificado no primeiro atendimento, em relação aos sinais apresentados, pois esta classificação, conforme a gravidade, indicará a conduta a ser tomada (MORAES, 1999; VANESSA, 2009).

Sinais Maiores e Menores na Intoxicação por Carbamato

Embora seja difícil diferenciar o quadro colinérgico agudo, em relação à classe do agente etiológico, suspeita-se de intoxicação por organofosforado quando o paciente é oriundo de área rural, tem exposição ocupacional, ou quando apresenta sintomatologia importante de acometimento do SNC (convulsões), ou quando a atropinização é feita corretamente, sem melhora da sintomatologia muscarínica.

Classificação do paciente intoxicado por chumbinho no primeiro atendimento

Sabe-se que a utilização do chumbinho tem sido de larga escala nas tentativas de suicídio.

Assim, na próxima página destacamos os graus de classificação do paciente intoxicado por chumbinho conforme destaca Moraes (1999). Acompanhe.