Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 2: Gravidez: Diagnóstico e Evolução

Diagnóstico de gravidez
Fisiologia da gravidez
Desenvolvimento do bebê

Diagnóstico Laboratorial da Gravidez

  • Testes imunológicos: mais sensíveis simples e rápidos. Usam a urina e tem duas modalidades:
  • Prova da inibição da hemoaglutinação: quando as hemácias contendo gonadotrofina coriônica (HCG) (antígeno) presentes na urina são colocadas com antissoro correspondente, ocorre bloqueio do antissoro e não se dá aglutinação. As hemácias livres se depositam no fundo do tubo em forma de anel. No comércio, esta prova designa-se Pregnosticon All-in;
  • Prova de hemoaglutinação invertida: nessa prova, as hemácias são absorvidas com antissoro, anti-HCG. Se na urina não há HCG, não ocorre aglutinação e as hemácias se depositam em anel típico. Quando a urina contém HCG, ocorre aglutinação das hemácias com formação de sedimento homogêneo. Com provas convencionais, é detectada após 26 dias da concepção. Com o intuito de se obter maior sensibilidade e especificidade com as reações imunológicas, a urina foi substituída pelo sangue com dosagem da subunidade β do HCG, porção específica. Conhecida como Radiomunoensaio (RIA) é considerada a prova mais eficiente e precoce para o diagnóstico da gravidez, podendo ser confirmada, aproximadamente, 10 dias após a fecundação.

Palavra do Profissional
E agora, que tal dar uma resposta a nossa gestante. Podemos ter certeza que ela está grávida? O que precisamos checar para ter certeza?

Na próxima página confira as referências utilizadas na elaboração deste material.