Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 2: Gravidez: Diagnóstico e Evolução

Diagnóstico de gravidez
Fisiologia da gravidez
Desenvolvimento do bebê

Desenvolvimento do bebê

O cuidado ao feto vem sendo cada vez mais discutido e por diferentes tipos de tecnologias e ciências, estudado e aprimorado, sendo a neurociência uma delas.

A partir destes estudos, verificou-se que vida fetal não é passiva e apresenta interação direta com o meio externo e eventos biofísicos. O feto desenvolve um sistema de comunicação direto com a mãe por meio de substâncias químicas em seu organismo e também percebe quando sua vida intrauterina esta no fim, e aciona a cascata de alterações que desencadeia o parto (FRANTZ, 1997).

O feto é sensível, inteligente, apresenta traços de personalidade próprios desde antes de nascer, e estes são vinculados a sua experiência relacional com sua mãe, captando os seus estados emocionais e a sua disposição afetiva para com ele. Além disso, o feto percebe a luz e o som, é capaz de engolir, ter paladar, escolher uma posição predileta, registrar sensações e emoções, como também, dorme, come, faz caretas, pisca, reconhece as vozes, brinca, chupa o dedo do pé ou mão, reage a estímulos desagradáveis e apresenta aprendizado (Quadro 2.2). (WILHEIM, 2006; MONDARDO, 2009). O crescimento e desenvolvimento do feto são influenciados por forças biológicas, ambientais e sociais. Perpassa, também, por padrões normativos como o crescimento físico, o aparecimento da competência motora, cognitiva e emocional. Cabe ressaltar que os eventos mais significativos de crescimento e desenvolvimento ocorrem antes do nascimento, ou seja, a transformação de uma célula em um lactente (NEEDLMAN, 2002).

Os períodos de desenvolvimento do bebê antes do nascimento podem ser divididos em embrionário e fetal (Quadro 2.3 e figura da Ilustração esquemática dos principais eventos do desenvolvimento no período pré-natal).

O período embrionário consta desde o momento da concepção até a oitava semana de vida do bebê. A fertilização, fecundação ou concepção ocorre na porção distal da trompa da mãe, aproximadamente 12 horas após a ovulação. Dos milhões de espermatozóides depositados no fundo de saco vaginal, algumas centenas alcançam o óvulo, mas apenas um consegue ultrapassar a zona pelúcida. Na fecundação estão envolvidos fenômenos físicos, químicos e biológicos, que possibilitam a conjugação do óvulo e do espermatozóide numa única célula (NEME, 2005).

O transporte do óvulo do ovário para a trompa uterina se dá por meio das fímbrias, facilitado pelos cílios presentes em algumas células do seu epitélio. Assim, o óvulo é impulsionado para o infundíbulo da trompa, e após minutos ou horas, decorrente da contração da musculatura tubária, chega até a ampola. (REZENDE; MONTENEGRO, 2003; NEME, 2005).

A fecundação propriamente dita é a fusão dos elementos sexuais, ou seja, dos gametas, células haplóides, restabelecendo o número diplóide de cromossomos numa única célula, denominada agora de ovo ou zigoto. Isto dá-se da seguinte forma: quando se completa a segunda divisão meiótica, o núcleo do óvulo se torna pró-núcleo feminino e o corpo polar é expulso e degenera. A cabeça do espermatozóide aumenta para formar o pró-núcleo masculino e a cauda degenera. Os núcleos fundem-se, perdem as membranas nucleares e os cromossomos combinam-se, restaurando o número diplóide (LOWDERMILK; PERRY; BOBAK, 2002). A fusão de espermatozóide 22 + Y com o óvulo 22 + X, resulta num ovo 44 + XY – formação de indivíduo do sexo masculino. No caso do espermatozóide 22 + X, será 44 + XX – do sexo feminino.

Figura 2.5 - Fecundação

A replicação celular mitótica, segmentação ou clivagem inicia quando o zigoto percorre a distância da trompa uterina ao útero, que leva em torno de três dias. O óvulo fertilizado divide-se em pequenas células, os blastômeros. O conjunto de blastômeros forma uma massa denominada mórula com 16 células, que migra pela trompa e alcança a cavidade uterina ao redor do 3º ou 5º dia (LOWDERMILK; PERRY; BOBAK, 2002).