Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 2: Gravidez: Diagnóstico e Evolução

Diagnóstico de gravidez
Fisiologia da gravidez
Desenvolvimento do bebê

Fisiologia da gravidez

Quando uma mulher engravida muitas transformações ocorrem do ponto de vista físico que permitem que o bebê se desenvolva, amadureça e na hora certa ele nasça. Essas mudanças são as modificações gravídicas que podem ser gerais ou locais. As gerais podem causar desconfortos característicos da gestação e não interrompem o curso normal desta. Vamos ler sobre esse tópico e depois voltamos a nossa gestante para ver se ela apresenta algumas modificações ou desconfortos.

Desde o início da gestação o organismo da mulher sofre modificações anatomofisiológicas oferecendo condições ao organismo materno de seguir com a gestação sem intercorrências. A fecundação ocorre geralmente na primeira porção da trompa de falópio, onde um espermatozoide irá fecundar um único óvulo, cada um deles carregando 23 cromossomos passando a formar 46 cromossomos, dando origem ao embrião.

Figura 2.3: Fertilização

Figura 2.4: Fertilização



A fisiologia endocrinológica da gravidez tem um desequilíbrio inicial seguido de estabilização dinâmica, decorrente do desenvolvimento do feto ao longo da gestação. O equilíbrio dinâmico se dá entre mãe/placenta/feto (PEIXOTO et. al, 2004).

A implantação embrionária acontece entre o 6° e 7° dia após a ovulação. As complexas etapas de implantação são, de acordo com Peixoto et. al. (2004):

  • orientação do blastocisto em direção à superfície endometrial;
  • migração trofoblástica pela superfície do epitélio endometrial;
  • invasão do tecido embrionário com consequente ruptura do leito capilar endometrial;
  • reorganização do leito vascular;
  • formação das lacunas trofoblásticas.
As adaptações gravídicas só são possíveis devido aos hormônios da gravidez, confira na animação a seguir quais são os principais:

Veja na próxima página as modificações que ocorrem no organismo da mulher resultante das mudanças hormonais.