Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 2: Gravidez: Diagnóstico e Evolução

Diagnóstico de gravidez
Fisiologia da gravidez
Desenvolvimento do bebê

Desenvolvimento do bebê

Aproximadamente quatro dias após a fertilização com a continuação das divisões aparece certa diferenciação; separando-se dois polos: o primeiro constituído das células que envolvem o antro, os trofoblastos que serão responsáveis pelas trocas nutritivas e darão origem a placenta e o outro, o polo embrionário ou embrioblasto, localizado em determinada área interna do trofoblasto, em um agrupamento de células denominado o nó embrionário que originará o concepto e as vesículas amniótica, vitelina e alantóidiea. Nessa fase, o zigoto atinge a fase de blastocisto e é nesta condição que o embrião atinge a cavidade uterina (LOWDERMILK; PERRY; BOBAK, 2002; NEME, 2005).

Acompanhe na animação mais detalhes do desenvolvimento do bebê.

As primeiras contrações musculares do bebê ocorrem aproximadamente na oitava semana de vida, seguidas por movimentos de flexão lateral.

Cabe ressaltar que ao final da oitava semana o período embrionário é finalizado, e isto ocorre devido a todos os principais sistemas orgânicos já estarem sendo desenvolvidos, e, em tal período, o embrião tem aproximadamente 5 cm de comprimento cefalocaudal e pesa 9 g (NEEDLMAN, 2002). O embrião já é bem parecido com um ser humano, mas é muito pequeno, quase do tamanho de um alfinete.

A partir da sexta semana o embrião responde ao toque com movimentos amplos e generalizados. Começam a aparecer os primeiros reflexos. Caso suas mãozinhas ou pezinhos sejam tocados, ele os contrairá. Entre a sétima e oitava semana é capaz de realizar movimentos muito simples de flexão de um braço ou de uma perna, cotovelo ou joelho (WILHEIM, 2006). É a sua primeira tentativa de se comunicar. Ele adora quando a mãe toca a própria barriga, mas a mãe ainda na percebe toda esta movimentação.

O período fetal inicia na nona semana de vida, quando há um aumento do número e tamanho das células e uma remodelagem estrutural dos sistemas orgânicos. Na décima semana, a face do bebê é reconhecivelmente humana, mas é na décima segunda semana que a genitália externa torna-se claramente distinguível. Sendo que neste momento também, há o desenvolvimento pulmonar com o brotamento dos brônquios e bronquíolos.

Na décima terceira e décima quarta semanas de vida, surgem os movimentos respiratórios e de deglutição, sendo que nesse período, quando o bebê recebe estímulo tátil, ele responde por meio de movimentos. O reflexo de preensão ocorre na décima sétima semana de vida, porém estará bem desenvolvido somente na vigésima sétima semana (WILHEIM, 2006).