Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 3: Consulta de Enfermagem e Sistematização da assistência de Enfermagem no pré-natal

Sistematização da Assistência de Enfermagem
Coleta de dados da Consulta
Diagnóstico e planejamento de Enfermagem
Implementação de Enfermagem
Avaliação e Registro

Diagnóstico de Enfermagem

A partir do diagnóstico de enfermagem, é possível o planejamento de possíveis intervenções que objetivam o alcance de resultados esperados.

Os diagnósticos de enfermagem são agrupados em quatro domínios, são eles:

  • Funcional;
  • Fisiológico;
  • Psicossocial;
  • Ambiental.
Cada domínio é distribuído em classes que culminam na taxonomia do diagnóstico.
Taxonomia, aqui, significa a classificação segundo relações naturais presumidas entre tipos e subtipos (AMERICAN NURSES ASSOCIATION, 1999).

Palavra do Profissional
Para você saber quais os diagnósticos de enfermagem aplicáveis no período de pré-natal, o ideal é realizar um estudo em sua unidade e anotar os que acontecem com mais frequência em sua clientela. Cada população tem diagnósticos particulares de acordo com seus acometimentos.

Com base em estudos anteriores listamos alguns diagnósticos mais frequentes no período pré-natal. Isso não quer dizer que todos eles se aplicam a sua clientela, pois, como você viu, os diagnósticos podem variar de acordo com cada população. A designação dos diagnósticos para a gestante dependerá da história individual de cada paciente, que você terá nas consultas de pré-natal. Você conhecerá a seguir, uma tabela de taxonomia de diagnóstico de enfermagem.

Quadro 3.1 - Taxonomia de Diagnóstico de Enfermagem

Fonte: Nanda (2010)

Você pode observar que cada diagnóstico real, ou seja, aqueles diagnósticos que já estão acontecendo, possui características definidoras e fatores relacionados. E cada diagnóstico potencial, ou seja, os que têm risco de acontecer possuem fatores de risco. Não podemos atribuir um diagnóstico a uma mulher apenas pelos seus sintomas, temos que consultar o livro da NANDA e relacionar a taxonomia com as características definidoras, fatores relacionados ou fatores de risco.

Lembramos que existem outras classificações das práticas de enfermagem / diagnósticos que podem ser utilizados nas consultas, em especial na atenção básica, entre eles, a CLASSIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA, proposta pela Associação Brasileira de Enfermagem (CIPESC/ABEN).

Observe que, uma vez estabelecido o Diagnóstico de Enfermagem, você deverá planejar o cuidado voltado à gestante e/ou sua família. A resolução do COFEN 358/2009, define esta etapa como a determinação de resultados que se espera alcançar, além das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas (no caso, para a gestante e/ou família).

Para alcançar os resultados desejados, é preciso que sejam definidas metas e que sejam traçados objetivos de modo claro, conciso e centrado na gestante e/ou família. Deve ser alcançável, mensurável e conter limite de tempo para alcance de resposta positiva.

Vimos aqui que para que o acompanhamento da gestante durante o pré-natal aconteça de forma adequada, algumas etapas são necessárias, como o diagnóstico e o planejamento da enfermagem. Esperamos que este aprendizado contribua para sua atuação profissional!