Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 3: Consulta de Enfermagem e Sistematização da assistência de Enfermagem no pré-natal

Sistematização da Assistência de Enfermagem
Coleta de dados da Consulta
Diagnóstico e planejamento de Enfermagem
Implementação de Enfermagem
Avaliação e Registro

Coleta de dados da Consulta

Você vai estudar agora sobre a coleta de dados da consulta e conhecerá os aspectos que envolvem esta etapa da assistência em enfermagem prestada às gestantes.

Na coleta de informações sobre a situação de saúde da mulher, busca-se identificar possíveis evidências de funcionamento anormal, ou fatores de risco, que possam gerar problemas de saúde que a gestante possa apresentar no decorrer do pré-natal.

Os dados poderão ser obtidos de modo direto, com a própria gestante durante a consulta de pré-natal, ou de modo indireto, a partir de informações fornecidas pelo prontuário da gestante, por familiares ou acompanhantes, e também, quando se levanta o histórico e se realizam o exame físico e os exames laboratoriais.

Conheça agora as observações sobre o Roteiro da primeira consulta.

Palavra do Profissional
Para a primeira consulta e nas consultas subsequentes, além da nossa acolhida devemos seguir alguns passos determinados pelo Ministério da Saúde (MS), como vamos acompanhar a seguir.

Na sequência, você encontrará pontos importantes a serem seguidos para manutenção da saúde da gestante e para a identificação de possíveis riscos que requeiram encaminhamento para o pré-natal de alto risco.

Na realização da primeira consulta, bem como na visita domiciliar e na atividade educativa, o enfermeiro tem um papel importante. Para tanto, deve estar capacitado e atualizado, ter segurança técnica, embasamento científico, sensibilidade para compreender o ser humano e suas necessidades e habilidade de comunicação, baseada na escuta e na ação dialógica. Deve estar sintonizado com novas propostas e experiências, com novas técnicas e, principalmente, reconhecer que a grávida é a condutora do processo, sendo sua participação essencial (RIOS, 2007; ZAMPIERI, 2010a; 2010b).

É fundamental que você observe que a adesão das mulheres ao cuidado pré-natal está relacionada com a qualidade da assistência prestada pelos profissionais de saúde (ENKIN, 2004).

O ideal é realizar a primeira consulta de pré-natal o mais precocemente possível, de preferência, logo que seja diagnosticada a gravidez, ainda no primeiro trimestre gestacional. É muito importante realizar o cadastro da gestante no Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (SISPRENATAL), cujo objetivo é o desenvolvimento de Ações de Promoção, Prevenção e Assistência à Saúde das Gestantes e Recém-Nascidos.

Palavra do Profissional
Lembre-se: toda gestante deve possuir um cartão da gestante e todos os dados devem ser anotados nele, você deve orientá-la a carregá-lo consigo sempre. É uma forma fácil de termos em mãos toda a história da gestante de uma maneira clara e concisa.

Saiba Mais
Clique aqui para conhecer o Cartão da gestante e Ficha clínica de Pré-natal, clique aqui e acesse o Portal da Saúde.

Clique aqui para aprofundar seus conhecimentos sobre o Sistema de Acompanhamento de Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento.

Nas próximas páginas acompanhe os itens importantes para explorarmos na primeira consulta pré-natal, basicamente eles seguem os mesmo preceitos da consulta pré-concepcional.