Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 3: Consulta de Enfermagem e Sistematização da assistência de Enfermagem no pré-natal

Sistematização da Assistência de Enfermagem
Coleta de dados da Consulta
Diagnóstico e planejamento de Enfermagem
Implementação de Enfermagem
Avaliação e Registro

Avaliação e Registro

Avaliação

A avaliação consiste em uma importante etapa do processo de acompanhamento à gestante. De acordo com a Resolução do COFEN 358/2009, é um processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa e família (nesse caso gestante e/ou família no decorrer do pré-natal), para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram os resultados esperados.

Palavra do Profissional
Esta fase permite a você verificar se há necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

Registro

O registro das etapas do Processo de Enfermagem deve ser formal e conter informações que foram levantadas a partir da coleta dos dados sobre a gestante durante o pré-natal. É preciso que neste registro constem também os diagnósticos de enfermagem, as ações ou intervenções de enfermagem que foram executadas a partir dos diagnósticos identificados.

Palavra do Profissional
Lembre-se de registrar os resultados da saúde da gestante e/ou família, das ações ou intervenções implementadas no decorrer do acompanhamento do pré-natal.

Você estudou aqui sobre a Implementação da assistência de enfermagem à gestante. Conheceu várias atividades que devem ser desenvolvidas nessa etapa da assistência visando oferecer um atendimento de qualidade e humanizado. Esperamos ter contribuído para o seu aprimoramento profissional e que o aprendizado deste conteúdo se integre as suas práticas profissionais.

Confira a seguir, as referências que utilizamos na elaboração deste material: