Módulo 7: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM)
Unidade 6:Complicações agudas e crônicas da HAS e DM. Autocuidado incluindo automonitorização dos parâmetros clínicos e terapêuticos

Complicações agudas da HAS 1/2p. consta Urgência hipertensiva X Emergência hipertensiva (4p)
Complicações agudas do DM
Complicações crônicas do DM 1p. consta neuropatia, nefropatia e retinopatia 2p.1/2
Autocuidado incluindo a automonitorização dos parâmetros clínicos e terapêuticos no controle da HAS e DM 1p Consta ações de auto cuidado 1 1/2- Autocuidado com os pés 1p.- Automonitorização da pressão1p 1/2

Complicações agudas do DM

A hipoglicemia ocorre quando o valor da glicemia é inferior a 50-60mg/dl. Cabe destacar que alguns usuários experimentam os sinais e sintomas de hipoglicemia com valores glicêmicos superiores ao estabelecido, uma vez que apresentam perfil glicêmico tão superior ao preconizado, que quando esses níveis são reduzidos, o usuário experimenta os sinais e sintomas da hipoglicemia.

Na prática clínica, encontramos várias situações de risco que predispõem os usuários com DM a apresentar hipoglicemia:

  • Usuários em uso de insulina;
  • Idosos em uso de sulfonilureia;
  • Crianças;
  • Horário incorreto de administração de insulina;
  • Omissão ou atraso das refeições;
  • Realização de exercício não usual;
  • Educação em diabetes prejudicada.
Também podem representar risco episódios de vômitos ou diarreia, bem como insulinoterapia de início recente, troca ou dose excessiva de insulina, glicemia dentro dos valores de normalidade ou baixa à noite, ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente longe das refeições, entre outros.

Gostaríamos de chamar a sua atenção para essas situações de risco, pois a prevenção da hipoglicemia baseia-se na utilização do medicamento no horário correto e na dose prescrita, respeitando os intervalos das refeições e o plano de atividade física.

Para exercitar: E por falar em hipoglicemia, você reconhece seus sinais e sintomas? Que tal descrevê-los? Clique aqui e vá para ferramenta destaque de conteúdo, registre lá.

No quadro a seguir você pode conferir os sinais e sintomas de hipoglicemia de modo a ampliar o seu conhecimento.

Tipo de Hipoglicemia: Sinais e sintomas

Hipoglicemia leve
Tremores, sudorese intensa (suor frio), fraqueza, palpitações, palidez, ansiedade e fome.
Hipoglicemia moderada
Tontura, diplopia, esquecimento, incapacidade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade, choro, rebeldia, fala confusa, perda de coordenação motora.
Hipoglicemia severa
Sonolência, convulsão e inconsciência.

Fonte: SBD, 2011.

Depois de reconhecidos e identificados os sinais e sintomas da hipoglicemia, se faz necessário AGIR. E de que forma?

Quando os valores de glicemia estiverem abaixo de 60mg/dl, nos casos leves a moderados, o enfermeiro deve orientar o usuário a ingerir um copo de suco de laranja natural, ou um copo de refrigerante normal, ou uma colher de sopa de açúcar, ou três balas de caramelo, o que equivale a 15g de carboidrato. É necessário guardar de 10 a 20 minutos e repetir a glicemia. Se a glicemia permanecer abaixo de 60mg/dl ou persistirem os sintomas de hipoglicemia, deve-se repetir a conduta mencionada anteriormente.

Nos casos graves, para os usuários inconscientes, a ingestão oral não deve ser forçada, mas pode ser colocado açúcar sob a língua. Aplicar 20 ml de glicose, 50% por via endovenosa, que poderá ser repetido até a total recuperação do usuário.

O enfermeiro deve orientar os usuários e familiares a carregar 15g de carboidrato para uso via oral (sache de glicose ou três balas moles de caramelo) ou mesmo o glucagon 1mg (subcutâneo) para ser utilizado em situações de hipoglicemia grave.

Ficou claro para você como agir diante de um usuário com hipoglicemia? Que orientação você deve oferecer para prevenir novos agravos? Que tal um exercício? Descreva qual é a sua conduta diante de um usuário que chega a sua unidade apresentando sudorese, cefaleia, tremores, palpitações, tontura e diplopia. Clique aqui e vá para ferramenta destaque de conteúdo, registre lá.

Na sequência do nosso raciocínio e ainda pensando nas complicações agudas do DM, abordaremos dois estados de hiperglicemia: a cetoacidose e o estado hiperglicêmico hiperosmolar.

Compartilhando
Cabe lembrar que são condições de risco para a hiperglicemia: a ingestão em excesso de alimentos, inatividade ou redução da atividade física habitual, quantidade insuficiente de insulina (esquecimento, dose inadequada, uso de insulina vencida ou congelada), estresse físico ou emocional e doenças febris ou traumáticas.

Acompanhe na próxima página mais informação sobre o tema!