Módulo 7: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM)
Unidade 6:Complicações agudas e crônicas da HAS e DM. Autocuidado incluindo automonitorização dos parâmetros clínicos e terapêuticos

Complicações agudas da HAS 1/2p. consta Urgência hipertensiva X Emergência hipertensiva (4p)
Complicações agudas do DM
Complicações crônicas do DM 1p. consta neuropatia, nefropatia e retinopatia 2p.1/2
Autocuidado incluindo a automonitorização dos parâmetros clínicos e terapêuticos no controle da HAS e DM 1p Consta ações de auto cuidado 1 1/2- Autocuidado com os pés 1p.- Automonitorização da pressão1p 1/2

Complicações agudas do DM

Diante da suspeita do estado de hiperglicemia, como agir?
Nesse caso, deve-se verificar a glicemia capilar, se >250mg/dl, além de oferecer orientações de enfermagem, como o estímulo à ingesta hídrica, encaminhar para o atendimento médico.

Cabe aqui destacar e valorizar a presença de cetonuria como diferencial entre a cetoacidose e o estado hiperglicêmico hiperosmolar, ressaltando a importância dos serviços de saúde ter fitas reagentes para a mensuração.

Palavra do Profissional
Diante do exposto, cabe aqui uma reflexão a você enfermeiro. Ao identificar tais sinais e sintomas sugestivos de uma crise hiperglicêmica, que conduta você deve adotar?

Nestes casos, recomenda-se que diante de um usuário com hiperglicemia devemos considerar o diagnóstico na presença de condições de risco e sinais/sintomas, confirmar a hiperglicemia por meio da verificação da glicemia capilar e encaminhar o usuário ao hospital. Se possível, iniciar hidratação por via endovenosa com soro fisiológico 0,9% (administrar 1000 ml em uma hora) e 10 unidades de insulina humana regular por via intramuscular, enquanto aguarda o encaminhamento ao hospital. Na criança as doses devem ser calculadas de acordo com o peso corporal e a faixa etária.

Compartilhando
Ressaltamos que os fluxos de atendimento e protocolos nos diferentes níveis da atenção a saúde serão abordados em unidade específica e estarão disponíveis para consulta!