Módulo 7: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM)
Unidade 6:Complicações agudas e crônicas da HAS e DM. Autocuidado incluindo automonitorização dos parâmetros clínicos e terapêuticos

Complicações agudas da HAS 1/2p. consta Urgência hipertensiva X Emergência hipertensiva (4p)
Complicações agudas do DM
Complicações crônicas do DM 1p. consta neuropatia, nefropatia e retinopatia 2p.1/2
Autocuidado incluindo a automonitorização dos parâmetros clínicos e terapêuticos no controle da HAS e DM 1p Consta ações de auto cuidado 1 1/2- Autocuidado com os pés 1p.- Automonitorização da pressão1p 1/2

Autocuidado incluindo a automonitorização dos parâmetros clínicos e terapêuticos no controle da HAS e DM 1p Consta ações de auto cuidado 1 1/2- Autocuidado com os pés 1p.- Automonitorização da pressão1p 1/2

É sabido que para o enfermeiro orientar e motivar as ações de autocuidado aos usuários com HAS e DM ele precisa reconhecer as crenças dos indivíduos sob o seu cuidado. Isto porque, de acordo com Xavier, Bittar e Ataíde (2009), as crenças interferem em três componentes para a mudança de comportamento em saúde.

Clique para ver detalhes.

Palavra do Profissional
Você pode aprofundar seus conhecimentos acessando o Protocolo de Atendimento em hipertensão e diabetes. p. 80. Para acessar clique aqui.

Você consegue compreender a necessidade e a importância das ações de autocuidado para o sucesso do tratamento? Informações a respeito da HAS e do DM são fornecidas na sua unidade de saúde? De que forma? Que tal um exercício? Relacione os meios de divulgação e as formas de abordagem ao usuário com HAS e DM na sua unidade. Clique aqui e vá para ferramenta destaque de conteúdo e faça seu registro.

Compreendemos, assim, que a aquisição de conhecimento sobre HAS e DM pode favorecer a capacitação dos usuários e familiares frente ao manejo da doença e a adoção de atitudes visando à incorporação das ações de autocuidado na sua rotina diária.

Elegemos três ações de autocuidado referentes:

  • À automonitoração da glicemia;
  • Ao autocuidado com os pés;
  • À automonitoração da pressão arterial.

O próprio usuário poderá realizar estas ações no domicílio para prevenir as complicações crônicas relacionadas ao DM ou à HAS sob a orientação do enfermeiro.

As ações de autocuidado relacionadas ao controle do DM, por meio da educação permanente dos usuários, resultam em redução de peso corporal, melhor controle glicêmico, pressórico e de lipídios. Também há redução dos riscos cardiovasculares, o que retarda o aparecimento das complicações crônicas.

(UNITED KINGDOM PROSPECTIVE DIABETES STUDY,1998; DIABETES CONTROL AND COMPLICATIONS TRIAL RESEARCH GROUP, 1995)

O teste de glicemia permite avaliar a eficiência do plano alimentar, dos medicamentos utilizados e sinaliza a necessidade de alterações no tratamento proposto. Você já havia pensado nisso?

A monitorização da glicemia pode ser realizada por técnicas laboratoriais tradicionais em laboratórios clínicos ou, então, por meio da automonitorização da glicemia capilar (AMGC) no domicílio.

A AMGC é primordial para direcionar as ações que envolvem o tratamento do DM, pois de acordo com os resultados obtidos pode-se reavaliar a terapêutica instituída mediante os ajustes de doses de medicamentos, do plano alimentar e da atividade física (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2011a).

Lembre-se que a automonitorização da glicemia capilar no domicílio (AMGC) é a prática do usuário com DM de medir regularmente a sua própria glicemia através de fitas e glicosímetros. (Sociedade Brasileira de Diabetes, 2011).

Palavra do Profissional
Por outro lado, cabe ressaltar que mais importante do que a frequência de testes realizados é a interpretação dos resultados obtidos para o ajuste na terapêutica pelo usuário com DM ou seu cuidador. Este é o aspecto mais relevante no processo de educação na AMGC.

Atento à importância da AMGC no domicílio, você já parou para pensar em nosso papel na qualidade de educador na AMGC? Que tal um exercício? Descreva a abordagem e as informações que você disponibiliza aos usuários durante o processo de orientação para as ações de autocuidado da AMGC no domicílio. Clique aqui e vá para ferramenta destaque de conteúdo e faça seu registro. Você se lembra das metas de tratamento em relação aos valores de glicemia em jejum e pós-prandial dos usuários com DM? Que tal retomar esses parâmetros?

Saiba Mais
Aprofunde o seu conhecimento sobre o Protocolo de atendimento em hipertensão e diabetes, p. 57. Para acessar clique aqui.