Módulo 7: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM)
Unidade 6:Complicações agudas e crônicas da HAS e DM. Autocuidado incluindo automonitorização dos parâmetros clínicos e terapêuticos

Complicações agudas da HAS 1/2p. consta Urgência hipertensiva X Emergência hipertensiva (4p)
Complicações agudas do DM
Complicações crônicas do DM 1p. consta neuropatia, nefropatia e retinopatia 2p.1/2
Autocuidado incluindo a automonitorização dos parâmetros clínicos e terapêuticos no controle da HAS e DM 1p Consta ações de auto cuidado 1 1/2- Autocuidado com os pés 1p.- Automonitorização da pressão1p 1/2

Automonitorização da pressão arterial

Ao acompanhar as ações de autocuidado, temos a Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) para os usuários com HAS.

A MRPA é o método destinado a fazer registro da PA fora do ambiente de consultório, pelo próprio paciente ou pessoa capacitada para tal, com equipamento validado e calibrado, durante o período de vigília, por um longo período de tempo, obedecendo a um protocolo previamente estabelecido e normatizado. (BRASIL, 2011)

É muito importante que a MRPA não seja confundida com a Automedida da Pressão Arterial (AMPA), que é registro não sistematizado, realizado a pedido do médico ou por decisão do próprio paciente.

Veja mais e clique na animação a seguir:

Saiba Mais
Nesta publicação você encontra mais informações. Para acessar clique aqui.

A utilização da MRPA com maior frequência pode superar muitas limitações da tradicional medida da PA no consultório. Ela é considerada um procedimento com menor custo e de fácil execução em relação à medida ambulatorial da pressão arterial (MAPA), embora haja limitações, como, por exemplo, a falta de valores da PA durante o período de sono e a possibilidade de erros de medida.

É desejável que a MRPA torne-se uma das ações de autocuidado efetivas para os usuários com HAS e DM contribuindo para o ajuste da terapêutica e prevenção das complicações cardiovasculares.

Apesar de não haver um consenso na literatura em relação aos critérios de normalidade, de acordo com as Diretrizes de Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA) são consideradas fora dos parâmetros de normalidade medidas de PA > 130/85mmHg (BRASIL, 2011).