Cuidados Clínicos Hospitalares no AVCI
A paciente M.J.S., tem 67 kg, então, como faremos essa diluição?
![]() |
Palavra do Profissional |
A complicação mais temida do uso do fibrinolítico é o sangramento do SNC. Há vários graus de transformação hemorrágica, desde lesões petequiais até hematomas intraparenquimatosos que podem requerer drenagem cirúrgica. Há suspeita de sangramento quando há presença de: piora neurológica, cefaleia intensa, vômitos. Deve-se interromper a infusão de rt-PA, corrigir alterações do coagulograma: infundir crioprecipitado, plasma fresco, plaquetas e concentrado de hemácias. Realizar avaliação cirúrgica e tomografia computadorizada de crânio de urgência. (Hospital Sírio Libanês, 2011).
![]() |
Saiba Mais |
Conforme apontam as diretrizes do Hospital Israelita Albert Einstein (2011, p.10), a escala de avaliação neurológica do NIHSS, utilizada no ambiente hospitalar, deve ser realizada antes da administração, após o término, 6/6 horas nas primeiras 24 horas, e a presença do médico emergencista ou o médico do paciente deve ser obrigatória.
A NIHSS deve ser realizada uma vez ao dia até o 10o dia de internação e na alta pelo enfermeiro responsável pelo paciente e registrada em impresso próprio. Na presença de efeitos colaterais como hipotensão ou piora clínica, a infusão deve ser diminuída ou interrompida até o controle da situação e a repetição da TC de crânio deve ser considerada imediatamente.
A seguir, apresentaremos uma proposta de intervenções de enfermagem relacionadas com os diagnósticos da CIPE®. Não se esqueça de observar a terminologia de referência utilizada em sua instituição ou unidade.
Diagnósticos e Cuidados de Enfermagem
![]() |
Compartilhando |
Diante do que você observou e estudou até aqui, ainda entendemos ser importante que você esteja atento a alguns cuidados essenciais tais como: controlar rigorosamente os sinais vitais; monitorar para prevenir a deterioração neurológica; prevenir o aparecimento de complicações como: insuficiência respiratória, hipotensão, hiper ou hipoglicemia, alterações de pupilas, hipertermia, hiponatremia ou hipernatremia e edema cerebral.
![]() |
Palavra do Profissional |
Neste estudo, aprendemos desde a fisiopatologia do AVCI, as evidências no seu tratamento, até os Cuidados clínicos hospitalares que devem ser efetuados. Vimos que um único sinal positivo com início súbito já é suficiente para suspeita de AVCI, e que o enfermeiro precisa estar atento aos cuidados essenciais.