![]() |
Palavra do Profissional |
Registre suas respostas na ferramenta destaque de conteúdo.
Nesse sentido, a gestão do SUS é desafiada, sendo necessárias medidas de intervenção para os diferentes cenários que compõem a Rede de Urgência e Emergência. Somente dessa forma será possível a implementação da Linha de cuidado.
Destaca-se aqui a Assistência Multiprofissional como peça chave de toda a engrenagem da linha do cuidado. Absolutamente necessária em todos os níveis de cuidados, funcionando de forma integrada. Onde profissionais da neurologia, neurocirurgia, clínica médica/geriatria/cardiologia, neuroradiologia intervencionista, cirurgia vascular, equipes de enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, serviço social, discutam protocolos e planos terapêuticos para a assistência integral aos pacientes vítimas de AVC.
Nessa perspectiva, o Ministério da Saúde propõe um fluxo de ações para a linha de cuidado do AVC nos diferentes cenários que operam na RUE (BRASIL, 2011b). Veja detalhes no diagrama 2.2 apresentado a seguir.
Diagrama: Fluxo de ações a serem desenvolvidas para a linha de cuidado do AVC na Rede de Urgência e Emergência
Retomemos o caso de Dona Maria de Lourdes, novamente:
Neste estudo, aprendemos a importância do controle da pressão arterial ante o diagnóstico de AVCH e quais as principais ações a serem desenvolvidas para a linha de cuidado do AVC na Rede de Urgência e Emergência.