Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 1: Uso e apropriação de tecnologias para o cuidado em saúde

A utilização e a apropriação das tecnologias do cuidado
Sistemas de informação em saúde (SIS)
A mídia e sua contribuição na produção do cuidado
Telefone, mensagem via celular, acolhimento
Prontuário eletrônico
Consulta de enfermagem, grupos educativos e protocolos de cuidado

Prontuário Eletrônico

Algumas vantagens podem ser destacadas quando comparamos a forma eletrônica com o tradicional prontuário no suporte papel. De acordo com Patrício et al (2011), a forma impressa favorece a quebra de privacidade, o risco de extravio, a necessidade de coletar a história médica do usuário cada vez que ele utiliza um serviço de saúde diferente. Ao longo do tempo os arquivos vão se tornando cada vez mais volumosos, o que, além de ocupar espaço físico, acaba inviabilizando seu acesso pela dificuldade de organização dos volumes. Sem contar as dificuldades presentes quando consideramos letras ilegíveis e a presença de rasuras (PATRÍCIO et al, 2011).

Por outro lado, o formato eletrônico permite maior confiabilidade, segurança e confidencialidade das informações por meio da utilização de senhas digitais; eliminação da redundância de dados e pedidos de exames, bem como o fim da redigitação de informações; redução do espaço de armazenamento por meio da extinção das pilhas de papéis, que muitas vezes sofrem deteriorações, acarretando a perda de dados e informações, devido às más condições de acondicionamento; a legibilidade absoluta (não se perderá tempo no entendimento de escritos dos profissionais de saúde), entre outras (MOTA, 2005).

Palavra do Profissional
Pensando na sua realidade de trabalho você identifica essas desvantagens no uso do prontuário no suporte papel? No serviço de saúde em que você atua há prateleiras abarrotadas de volumes de prontuários?

Considerando a aplicabilidade do Prontuário Eletrônico, foi realizado um estudo para identificar as percepções de enfermeiros assistenciais, de unidades básicas de saúde de um município de grande porte do sul do país, sobre a utilização do Sistema Prontuário Eletrônico na sua prática profissional. Os resultados obtidos mostraram que o PEP tornou-se uma ferramenta indispensável para a realização do processo de enfermagem e o planejamento de ações em saúde. Entretanto, alguns fatores foram apontados como dificultadores, tais como a lentidão do sistema, a necessidade de suporte técnico, considerando que os sistemas exigem manutenção e adaptações contínuas, bem como importância da capacitação para utilização do sistema (GODOY et al, 2012).

Observe ainda que outras desvantagens são mencionadas em relação ao PEP, tais como necessidade de grandes investimentos de hardware, softwares e capacitação; resistência dos profissionais da saúde ao uso de sistemas informatizados; falhas na tecnologia bem como no sistema de fornecimento de energia elétrica, deixando o sistema inoperante. Além disso, seu uso e acesso indevidos podem colocar em risco a questão da confiabilidade e segurança das informações do paciente (COSTA, 2001; MOTA, 2005).

Diante do exposto, podemos observar que assim como outras tecnologias do cuidado, o PEP possui vantagens e desvantagens no seu uso. Ressaltamos a necessidade de reflexão do enfermeiro quanto a sua utilização, considerando a qualidade do cuidado prestado visando a qualificação do SUS.