Mudanças nas tecnologias de comunicação são notáveis em praticamente todas as áreas de saúde e sua utilização na educação, transferência de conhecimentos, apoio social e na promoção da saúde contribuem de forma significativa para melhorar a saúde. Nessa perspectiva, o uso do telefone configura-se como uma importante estratégia na comunicação em saúde (LANDIM et al, 2011).
Confira alguns benefícios do uso do telefone na intervenção em saúde:
![]() |
Palavra do Profissional |
O acolhimento, enquanto tecnologia do cuidado em saúde, também se faz fundamental na intervenção por telefone, uma vez que o estabelecimento do vinculo com o usuário, a escuta ativa, dentre outros elementos atuam como pressupostos para o sucesso da intervenção.
Ao olharmos para a produção científica referente à intervenção por telefone, podemos citar um estudo que teve por objetivo a avaliação da eficácia de um modelo de abordagem telefônica para promoção da saúde por meio do incremento da prática de atividade física após a intervenção telefônica. O estudo revelou que a estratégia baseada no uso do telefone para promover a atividade física em usuários sedentários mostrou-se eficaz para a amostra estudada, porém, há a necessidade da realização de outros estudos com o objetivo de verificar as possibilidades do uso eficaz do aconselhamento telefônico e sua aplicabilidade em populações específicas (CHAVES; OYAMA, 2007).
Confira na sequência mais detalhes sobre o assunto!