Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 1: Uso e apropriação de tecnologias para o cuidado em saúde

A utilização e a apropriação das tecnologias do cuidado
Sistemas de informação em saúde (SIS)
A mídia e sua contribuição na produção do cuidado
Telefone, mensagem via celular, acolhimento
Prontuário eletrônico
Consulta de enfermagem, grupos educativos e protocolos de cuidado

Telefone, mensagem via celular, acolhimento

Mudanças nas tecnologias de comunicação são notáveis em praticamente todas as áreas de saúde e sua utilização na educação, transferência de conhecimentos, apoio social e na promoção da saúde contribuem de forma significativa para melhorar a saúde. Nessa perspectiva, o uso do telefone configura-se como uma importante estratégia na comunicação em saúde (LANDIM et al, 2011).

Confira alguns benefícios do uso do telefone na intervenção em saúde:

  1. Velocidade de acesso do usuário ao profissional de saúde;
  2. Diminuição do tempo de espera para a consulta;
  3. Redução do tempo e custo na locomoção dos usuários;
  4. Possibilita aumentar a frequência dos contatos e de facilitar o retorno dos usuários (CARL; SHEIKH, 2003).
Você já refletiu sobre os benefícios do uso do telefone na intervenção em saúde? Consegue exemplificar segundo o seu contexto de trabalho? Nesta direção, assim como na abordagem face a face, a intervenção por telefone exige competências, tais como empatia, capacidade de escuta, capacidade de transmitir informações de forma clara e objetiva, dentre outras já discutidas em unidades anteriores, principalmente na unidade relacionada ao acolhimento, você se recorda?

Palavra do Profissional
E por falar em acolhimento, você já lembra que o acolhimento é uma tecnologia de cuidado em saúde?

O acolhimento, enquanto tecnologia do cuidado em saúde, também se faz fundamental na intervenção por telefone, uma vez que o estabelecimento do vinculo com o usuário, a escuta ativa, dentre outros elementos atuam como pressupostos para o sucesso da intervenção.

Ao olharmos para a produção científica referente à intervenção por telefone, podemos citar um estudo que teve por objetivo a avaliação da eficácia de um modelo de abordagem telefônica para promoção da saúde por meio do incremento da prática de atividade física após a intervenção telefônica. O estudo revelou que a estratégia baseada no uso do telefone para promover a atividade física em usuários sedentários mostrou-se eficaz para a amostra estudada, porém, há a necessidade da realização de outros estudos com o objetivo de verificar as possibilidades do uso eficaz do aconselhamento telefônico e sua aplicabilidade em populações específicas (CHAVES; OYAMA, 2007).

Confira na sequência mais detalhes sobre o assunto!