Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 1: Uso e apropriação de tecnologias para o cuidado em saúde

A utilização e a apropriação das tecnologias do cuidado
Sistemas de informação em saúde (SIS)
A mídia e sua contribuição na produção do cuidado
Telefone, mensagem via celular, acolhimento
Prontuário eletrônico
Consulta de enfermagem, grupos educativos e protocolos de cuidado

Consulta de enfermagem, grupos educativos e protocolos de cuidado

Por fim, pensando nos protocolos de cuidado em HAS, DM e oncologia, vimos que eles já foram abordados anteriormente. Você os reconhece como tecnologia do cuidado em saúde? Nesse momento queremos destacar que os protocolos também fazem parte das tecnologias do cuidado em saúde e apresentam-se como importantes instrumentos no cuidado e na gestão dos serviços. São recursos de tecnologia tão importantes quanto os recursos humanos, físicos ou materiais.

Outra questão importante relacionada aos protocolos de cuidado reside na adoção de protocolos condizentes ao contexto local. Muitas vezes são empregados protocolos internacionais que não foram adaptados às condições e necessidades locais de saúde.

Nesse sentido, Malta e Merhy (2010) afirmam que não podemos deixar de analisar os próprios protocolos, uma vez que eles servem como ferramentas e não como receituários. O profissional precisa refletir sobre as soluções propostas e confirmar a adequação ao seu contexto local de trabalho.

Palavra do Profissional
Lembre-se que as ações devem responder às necessidades locais e que a utilização dessa tecnologia requer uma reflexão crítica baseada no contexto em que o cuidado se processa.

Não é possível discorrer sobre todas as tecnologias disponíveis no cuidado em saúde, mas a abordagem de algumas delas, como realizado nesta unidade, permite refletir sobre a sua utilização no processo de cuidado. Importante ressaltar que a enfermagem deve abraçar o desafio de aumentar a produção científica em tecnologias em saúde e disponibilizar novas ferramentas de informação e comunicação na atenção em DCNT com vistas a incrementar a eficácia dos serviços de saúde.

Palavra do Profissional
SILVA, G. R. F. et al. Tecnologias nas ações em enfermagem: utilização de escalas/testes. Revista Enfermagem UFPI, Teresina, v.1, n.1, p.71-76, jan./abr., 2012.

SILVA, D. C.; ALVIM, N. A. T.; FIGUEIREDO, P.A. Tecnologias leves em saúde e sua relação com o cuidado em enfermagem hospitalar. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. , v.12, n. 2, p. 291 – 298, 2008.