Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 2: Educação em saúde individual e em grupo como tecnologia de cuidado

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas
Abordagens na Educação em Saúde
Visita Domiciliar como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Consulta de Enfermagem como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde

Consulta de Enfermagem - Primeiros passos

Apesar da consulta de enfermagem ser usada rotineiramente no atendimento desta clientela percebe-se uma atuação fragmentada do enfermeiro, desconectada dos demais profissionais e voltada para a resolução de problemas pontuais. Confira na próxima página mais detalhes sobre a consulta de enfermagem como uma tecnologia educativa para a promoção da saúde.

A Consulta de Enfermagem, pelo contato direto com o cliente, direciona as ações do enfermeiro e está fundamentada na necessidade de que as intervenções implementadas tenham base científica. Através da consulta, o enfermeiro pode desenvolver a Educação em Saúde, por meio de um diálogo aberto com vistas à promoção da autonomia.

Alguns elementos devem estar presentes na realização da consulta de enfermagem tais como: interesse pelo outro, afetividade, respeito, comunicação eficaz, dentre outros.

O enfermeiro, ao assumir essa postura e demonstrar as suas habilidades clínicas, é visto pela pessoa em condição crônica como alguém de confiança a quem são revelados não somente os problemas de ordem biológica, mas também as questões familiares, sociais, econômicas e emocionais (MOURA et al, 2011). Confira a seguir alguns aspectos importantes na CE.

Palavra do Profissional
Leve em consideração os itens apresentados como um roteiro para analisar sua prática de consulta de enfermagem. Como você se saiu? Suas consultas atendem esses itens?

Toda consulta exige do enfermeiro conhecimentos específicos de sua área; habilidades técnicas; conduta ética; competência para condução de forma interativa, sem práticas coercitivas, punitivas e de verticalização dos procedimentos adotados. Os planos de ação devem ser desenvolvidos por meio de negociação (MACIEL; ARAÚJO, 2003).

E lembre-se: o registro da consulta é essencial para que outros profissionais possam acompanhar a situação do paciente. O registro dos fatos observados e das ações desenvolvidas constitui um importante meio de comunicação entre os profissionais, viabilizando a continuidade para a melhoria da qualidade de vida do paciente (MACIEL; ARAÚJO, 2003).