Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 2: Educação em saúde individual e em grupo como tecnologia de cuidado

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas
Abordagens na Educação em Saúde
Visita Domiciliar como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Consulta de Enfermagem como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas

As formas de tecnologia adotadas pela Enfermagem não são apenas as voltadas aos equipamentos e máquinas (tecnologias duras), mas outras, como as tecnologias leves e leves-duras.

O enfermeiro tem como responsabilidade desenvolver projetos de educação em saúde junto às populações sob seu cuidado. No entanto, para isso é necessário ter noção de que os projetos de promoção e educação em saúde são estruturados pela circulação de conhecimentos científicos e recomendações para mudança de hábitos, muitas vezes sem a participação de quem realmente vive a situação nas decisões e discussões para a promoção da sua saúde e qualidade de vida.

É importante recordar que a Carta de Ottawa objetiva o desenvolvimento de atitudes pessoais, apoia o desenvolvimento pessoal e social através da divulgação de informação, educação para a saúde e intensificação das aptidões indispensáveis à vida. Nesse sentido, a Declaração de Sundswall recomenda capacitar comunidades e indivíduos a ganharem maior controle sobre a sua saúde e ambiente, por meio da educação e maior participação desses indivíduos nos processos de tomada de decisão.

Como uma importante função de enfermeiros (as), e dos demais profissionais de saúde, bem como de pais, a educação em saúde envolve mais do que informação em saúde, pois tem como consequência principal mudanças no comportamento humano. Rumor et al (2010), salientam que a priorização da educação em saúde no processo de trabalho em saúde pode ampliar a possibilidade de atuação e vinculação entre os profissionais (dentre eles, o enfermeiro) e os pacientes; propiciar conhecimento para planejar e transformar as ações de saúde, visando a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos; e tornar as práticas educativas mais efetivas, por meio da valorização da saúde e não da doença.

A educação deve estar no cotidiano das pessoas, sendo desenvolvida constantemente e não somente na escola.

Trazer informações orientadas para as necessidades e reflexões a respeito dos comportamentos que podem trazer risco para a saúde da pessoa, esta responsabilidade é faz parte dos serviços de saúde. Assim, vamos discutir como podemos pensar esta educação em saúde e como podemos utilizar as tecnologias ao abordarmos a questão das condições crônicas de saúde. Acompanhe na animação a seguir:

Atente que, ao adotarmos outras formas de cuidar e educar, não priorizando os equipamentos tecnológicos, mas sim os relacionamentos.

[...] potencializar as abordagens-dinâmicas, em que os sujeitos se encontram, atuam entre si e operam um jogo de expectativas e produções em alguns momentos: momentos de falas, escutas e interpretações, nos quais há a produção de uma acolhida das intenções que estas pessoas colocam neste encontro; momentos de cumplicidades, nos quais há a produção de uma responsabilização em torno do problema que vai ser enfrentado; momentos de confiabilidade e esperança, nos quais se produzem relações de vínculo e aceitação. (TEIXEIRA, 2007a, p. 157).