Em relação às abordagens, todas têm suas vantagens e desvantagens e não se contrapõem uma à outra, mas complementam-se. Há momentos em que é necessária uma abordagem individual e em outros, a educação em saúde direcionada a um grupo poderá ser mais efetiva.
![]() |
Palavra do Profissional |
Um interessante estudo realizado com o objetivo de comparar a efetividade de estratégias de programas educativos em diabetes, em grupo e individual, mostrou que ambas as opções são efetivas, melhorando o controle glicêmico. No entanto, houve melhor resultado na hemoglobina glicada com aqueles que estavam na atividade educativa realizada em grupo. E por que isto ocorreu? Os autores não aprofundam a discussão, mas indicam que, no grupo, há um maior envolvimento dos seus participantes e que a realização da dieta foi mais efetiva entre essas pessoas, mostrando que possibilitar a troca entre pares, pode fazer a diferença (TORRES et al, 2009).
![]() |
Palavra do Profissional |
Confira na sequência sobre a educação individual em saúde!