Módulo 9: Tecnologias do cuidado em saúde
Unidade 2: Educação em saúde individual e em grupo como tecnologia de cuidado

O reconhecimento da educação como tecnologia aplicada na prevenção e controle das condições crônicas
Abordagens na Educação em Saúde
Visita Domiciliar como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Consulta de Enfermagem como tecnologia educativa na promoção da saúde de pessoas em condição crônica
Grupos como tecnologia educativa para a promoção em saúde

Abordagens na Educação em Saúde

Em relação às abordagens, todas têm suas vantagens e desvantagens e não se contrapõem uma à outra, mas complementam-se. Há momentos em que é necessária uma abordagem individual e em outros, a educação em saúde direcionada a um grupo poderá ser mais efetiva.

Palavra do Profissional
Em sua prática cotidiana, qual das duas abordagens é mais frequente? Como você avalia a contribuição dessas atividades educativas? É possível reconhecer limites e/ou novas possibilidades de prática?

Um interessante estudo realizado com o objetivo de comparar a efetividade de estratégias de programas educativos em diabetes, em grupo e individual, mostrou que ambas as opções são efetivas, melhorando o controle glicêmico. No entanto, houve melhor resultado na hemoglobina glicada com aqueles que estavam na atividade educativa realizada em grupo. E por que isto ocorreu? Os autores não aprofundam a discussão, mas indicam que, no grupo, há um maior envolvimento dos seus participantes e que a realização da dieta foi mais efetiva entre essas pessoas, mostrando que possibilitar a troca entre pares, pode fazer a diferença (TORRES et al, 2009).

Palavra do Profissional
Nossa intenção não é defender que uma seja melhor do que a outra, mas de ressaltar que ambas são complementares!

Confira na sequência sobre a educação individual em saúde!