Módulo 9: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança: O Puerpério e o Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento Infantil.
Unidade 4: Aleitamento materno e alimentação complementar saudável

Amamentação
A alimentação complementar saudável
Características da alimentação complementar adequada
Alimentação: Cuidados e manuseio

Recomendações atuais para a alimentação complementar da criança em aleitamento materno

As autoridades internacionais e nacionais, profundamente preocupadas com o grande número de lactentes e crianças de primeira infância que são alimentadas de maneira inadequada, dão passos importantes endossando dois documentos-chave que apontam mudanças significativas nas recomendações sobre a nutrição desta população específica. Promovendo uma melhoria no comprometimento nutricional, para o crescimento, o desenvolvimento, a saúde e a sobrevivência do bebê e da criança.

O primeiro dos documentos, intitulado Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância, de âmbito mundial (OMS, 2003), e o segundo, intitulado Dez Passos para uma Alimentação Saudável: guia alimentar para crianças menores de 2 anos, de âmbito nacional, abrigam recomendações importantes e atuais à luz de evidências científicas (BRASIL, 2010d). Ambos os documentos devem ser do conhecimento de todos os profissionais que prestam cuidados a lactentes e a crianças de primeira infância.

Acompanhe na aminação a seguir quais são os dez passos do segundo documento-chave.

Quadro 4.4: Dez passos para uma amamentação saudável



Fonte: Brasil (2010).

Saiba Mais
Veja os detalhes no documento Dez passos para uma alimentação saudável: guia alimentar para crianças menores de dois anos: um guia para o profissional da saúde na atenção básica.

Clique aqui e confira.

Neste estudo você aprendeu um pouco mais sobre as características da alimentação complementar saudável para a vida de uma criança. e que a orientação adequada às mulheres e as suas famílias sobre, a transição alimentar da criança e a alimentação complementar saudável possibilita a melhoria da assistência à criança e contribui para a diminuição da morbimortalidade infantil.

Até breve!