Módulo 9: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança: O Puerpério e o Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento Infantil.
Unidade 8: Medidas terapêuticas relacionadas ao neonato e lactente

Agravos Respiratórios
Diarreia
Violência

Cuidados e Tratamento

Neste estudo você vai conhecer um pouco mais sobre as doenças diarreicas suas causas e consequências e cuidados que devemos ter com a saúde da criança.

Diarreia

As doenças diarreicas configuram um dos principais problemas que afetam a faixa etária infantil, em especial nas crianças menores de 5 anos. Como já foi visto ao longo dos estudos. Os aspectos importantes no manejo das crianças com diarreia aguda são: a prevenção da desidratação, o tratamento da desidratação (quando for o caso), a manutenção da alimentação da criança durante e após o episódio diarreico e o uso racional de medicamentos.

Os lactentes e as crianças com diarreia aguda e desidratação devem receber principalmente terapia de reidratação oral – TRO, pois esta solução aumenta e promove a reabsorção do sódio e de água (HOCKENBERRY; WILSON, 2011).

Palavra de Profissional
Lembre-se que o profissional de enfermagem precisa saber identificar os sinais de desidratação diarreica, classificar a desidratação e selecionar o tratamento correto.

Agora, vamos abordar as medidas terapêuticas frente à criança com diarreia de acordo com os três planos preconizados pela AIDIPI (Brasil, 2003 c, d)

Plano A - Tratar a Diarreia em Casa.
Plano B - Tratar a Desidratação com SRO.
Plano C - Tratar Rapidamente a Desidratação Grave.

No caso do Plano A, destina-se à criança com diarreia e sem desidratação.

Os Sinais de perigo apresentam os seguintes sintomas: Piora da diarreia, vômitos repetidos, muita sede, febre, a criança recusa alimentos e apresenta sangue nas fezes.

Os pacientes devem receber soro oral (SRO) no domicílio se:

• Estiverem desidratados e receberem alta.
• Não puderem voltar ao serviço de saúde.
• Vierem de áreas afetadas por cólera.

Compartilhando
Compartilhando: Lembre-se que a Terapia de Reidratação Oral (TRO) é o mesmo que Soro de reidratação Oral (SRO).

Acompanhe a dosagem no quadro.

Compartilhando
Compartilhando: Preparo do soro caseiro: Um copo (200 ml) de água potável (filtrada, fervida) com 1 colher de chá rasa de sal e 2 colheres de sopa rasa de açúcar. Modo de oferecer: em colheradas ou pequenos goles. Modo de conservação: em geladeira, por um período de 24 horas.

Vamos estudar na próxima página sobre o Plano B, acompanhe.