Módulo 8: Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher, do Neonato e à Família no Alojamento conjunto
Unidade 1: A enfermagem no cuidado à mulher, ao neonato e à família no Alojamento conjunto

A enfermagem no cuidado à mulher, ao neonato e à família

Introdução

Assim como no pré-natal, no pré-parto e no parto, o cuidado de enfermagem direcionado à mulher, ao neonato e à família no período pós-parto imediato e nas primeiras semanas após o nascimento do bebê deve ser interdisciplinar, humanizado, de qualidade e baseado em evidências científicas, observando-se princípios que transcendam os aspectos meramente biológicos.

Nesse sentido, o cuidado deve ser integral, levando-se em conta as necessidades de saúde da mulher, do neonato e da família nas suas múltiplas dimensões, ou seja: emocionais, sociais, econômicas, espirituais, culturais, físicas e intelectuais. A privacidade, a dignidade e a confidencialidade das mulheres, do neonato e dos familiares devem ser respeitadas; e a tomada de decisões, no processo de cuidar, deve ser compartilhada (BRASIL, 2006). Além destes cuidados, deverão ser considerados os princípios da Rede Cegonha (BRASIL, 2011a).

Enfermagem no cuidado à mulher no Alojamento conjunto

O cuidado de enfermagem à mulher no Alojamento conjunto requer um apanhado de conhecimentos, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades.

Em primeiro lugar, faz-se necessário revisitarmos alguns conceitos e respondermos as seguintes questões: Qual a definição de Alojamento conjunto? Qual a população a ser atendida nesse sistema? Quais suas vantagens para a mãe, o neonato e os familiares? O que é puerpério? Qual a sua duração e caracterização geral? Como está classificado? Quais são os fenômenos involutivos e progressivos do puerpério? Respondidas estas questões, apresentaremos o processo de cuidar no puerpério, levando em conta seus diferentes períodos. Assim sendo, convidamos você a buscar respostas para tais questionamentos acompanhando os conteúdos que se seguem.

Definição de Alojamento conjunto

O termo Alojamento conjunto, traduzido do inglês rooming-in, é uma forma de organização da assistência hospitalar – comumente denominado de “sistema” –, em que o recém-nascido permanece ao lado de sua mãe desde o momento do parto até a alta da instituição. Possibilitando assim, no mesmo espaço físico, a prestação de todos os cuidados assistenciais no pós-parto imediato e de orientação à mãe sobre sua saúde e a de seu filho (BRASIL, 1993; BRENELLI, 1995; SANTOS; MONTICELLI, 2011).

Embora seja possível encontrar na literatura internacional diferentes modalidades quanto à forma e ao funcionamento de sistemas como este, que inclui desde permanência intermitente de mãe e filho até permanência contínua (MANDL, 1981; WARD-PLATT; BALL, 2002; LOWDERMILK; PERRY; BOBAK, 2002), no Brasil, só é considerado Alojamento conjunto quando a mãe e o filho permanecem juntos 24 horas, desde o nascimento do bebê até a alta da maternidade, conforme a definição acima.

População a ser atendida

O Alojamento conjunto está indicado para atender a seguinte população-alvo:

Vantagens do Alojamento conjunto

Considerando a importância deste sistema na atenção à saúde a esta população específica, bem como as evidências científicas que comprovam as inúmeras vantagens do Alojamento conjunto (OMS, 2001), passamos a apresentá-las a seguir. Entre as principais vantagens identificadas na literatura, destacamos:

A alta hospitalar antes de 48 horas não é recomendada, tendo em vista que este período se constitui em importante momento de detecção de patologias neonatais, bem como em um espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas educativas (BRASIL, 1993; ALMEIDA; REGO; COSTA, 2004; SANTOS, MONTICELLI, 2011).

Saiba Mais
Para aprofundar seus conhecimentos sobre este assunto, consulte os seguintes documentos:

  • Normas básicas para a implantação do sistema Alojamento conjunto. Portaria MS/GM n. 1016, de 26 de agosto de 1993. Diário Oficial da União. 01 set. 1993. Brasília: Ministério da Saúde, 1993.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para profissionais de saúde – Cuidados no Alojamento conjunto. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.4v. Disponível AQUI.

Na página a seguir, continuaremos tratando de acerca desse assunto. Acompanhe!