Módulo 8: Linha de Cuidado Nas Urgências/Emergências Traumatológicas
Unidade 6: O paciente queimado

O paciente queimado

Respiração, Circulação, Incapacidade e Exposição

B- Respiração

Outra preocupação, na avaliação ao paciente queimado, diz respeito a garantir a ventilação adequada. As complicações de edema podem também afetar a capacidade da caixa torácica de se expandir. Mesmo em ventilação mecânica, a complacência precisa dar conta do volume corrente a ser enviado pelo ventilador, para assim garantir uma boa relação ventilação/perfusão dos tecidos.

Figura - Escarotomia em paciente com queimaduras circunferenciais .

Fonte: http://www.billcasselman.com/fig16.jpg

Corroboram com esta afirmativa os autores Silva, Caparroz e Torquatto (2010) ao revelarem dados de uma pesquisa em que as complicações respiratórias foram encontradas em 23,9% dos pacientes, sendo as complicações mais presentes: lesão inalatória, restrição por curativo compressivo e pneumonia, em 32,5%, 29,7%, 21,6% dos pacientes, respectivamente. Também foram encontradas, dentre as complicações, atelectasia em 2,7% dos pacientes e outras complicações como insuficiência respiratória aguda em 13,5% dos pacientes vítimas de queimaduras.

Palavra do Profissional
Lembre-se de que você deve estar muito atento quanto às queimaduras de membros e tórax, pois pela avaliação dos pulsos você poderá suspeitar precocemente da síndrome compartimental.

Na animação a seguir abordaremos os dois itens finais, que compõe o “ABCDE” de avaliação dos queimados:

Este é o momento do enfermeiro realizar também as sondagens vesical e nasoenteral, destaca-se a acurácia do enfermeiro no momento da avaliação inicial para descartar totalmente suspeitas de trauma cervical, caso não fique claro, é recomendada a sondagem orogástrica. A primeira, pela urgente necessidade do controle de diurese, a segunda, com a finalidade de prevenir a hemorragia digestiva difusa, também chamada de úlcera de Kullerg. Acompanhe o caso clínico a seguir: Veja na animação:

Palavra do Profissional
Caro enfermeiro, este é o momento de pensarmos na assistência segura ao paciente vítima de queimaduras. Considerando o mecanismo de trauma dessa pessoa queimada e as informações contidas no caso, elenque quais são os diagnósticos de enfermagem prioritários e quais seriam as intervenções para o tratamento dessa vítima.

Assistir ao paciente queimado constitui-se como um grande desafio para as equipes que atuam tanto no ambiente pré quanto intra-hospitalar. Grandes avanços ocorreram nas ultimas décadas no que se refere à prevenção da Insuficiência Renal Aguda e da Sepse, porém ainda necessitamos de estudos com melhores níveis de evidência para sustentar a assistência de enfermagem segura na emergência e nas unidade de tratamento para queimados.