Módulo 9: O cuidado nas urgências e emergências: cirúrgicas, ginecológicas e obstétricas, psiquiátricas, pediátricas e demais agravos.
Unidade 1: Os cuidados de urgência e emergência nos quadros de abdômen agudo

Introdução, definição e etiologia
Avaliação clínica: histórico clínico e exame geral
Exame físico Abdominal
Abdômen agudo: tratamento, cuidados e intervenções de enfermagem

Sinais propedêuticos e exames

Sinais propedêuticos

• O Sinal de Blumberg (descompressão dolorosa no ponto de Mc Burney - ponto situado entre o umbigo e a espinha ilíaca anterossuperior) é sugestivo de apendicite;

• O Sinal de Gersuny (massa moldável que recupera a forma vagarosamente depois de palpada) é indicativo de fecaloma;

• O Sinal de Murphy (dor à palpação do hipocôndrio direito durante a inspiração) sugere colecistite;

• O Sinal de Jobert é encontrado quando a percussão da linha axilar média sobre a área hepática produz sons timpânicos ao invés de maciços, indicando ar livre na cavidade abdominal por perfuração de víscera oca;

• O Sinal de Rosving é identificado pela palpação profunda e contínua do quadrante inferior esquerdo que produz dor intensa no quadrante inferior direito, mais especificamente na fossa ilíaca direita, sinal este também sugestivo de apendicite aguda (SMELTZER; BARE, 2009; ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA, 2008; SANTOS et al., 2004).

Exames laboratoriais e de Imagem

Os exames laboratoriais contribuem para esclarecer casos de distúrbios gastrintestinais e abdominais dos pacientes em cuidados críticos de saúde. Ajudam na avaliação dos eletrólitos séricos; dos níveis de metabólitos, enzimas e proteínas; assim como dos parâmetros hematológicos (MORTON; FONTAINE, 2011).

Vejamos na animação a seguir a sua importância e finalidade.

Exames de fezes e urina também podem ser solicitados, pois contribuem na verificação de sangue oculto ou sedimento urinário, que proporcionarão dados da função renal, bem como presença de cálculos e infecção (SALLUN; PATANHOS, 2007).

Estudos radiológicos, ultrassonográficos e de tomografia ou ressonância magnética, quando disponíveis, são fundamentais no auxílio diagnóstico de problemas abdominais.

Exames endoscópicos e laparoscópicos também são usuais para permitir algumas confirmações diagnósticas. A endoscopia, especialmente em casos de obstruções duodenais ou colônica, e a laparoscopia permitem diferenciação entre patologias inflamatórias, ginecológicas, ulcerativas e traumáticas (ENFERMAGEM EM CUIDADOS CRÍTICOS, 2005; MORTON; FONTAINE, 2011; SALLUN; PATANHOS, 2007).

É importante também considerar a biópsia como possibilidade de análises histológicas de tecidos orgânicos ou de massas tumorais abdominais (ENFERMAGEM EM CUIDADOS CRÍTICOS, 2005).

Saiba Mais
Para aprofundamento e aprendizagem sobre a avaliação dos exames laboratoriais e de imagem nos pacientes com quadro de abdome agudo, convidamos você a navegar pelos seguintes conteúdos:
- Abdômen Agudo, disponível aqui;
- Exames complementares, disponível aqui; e
- Elementos para o diagnóstico do Abdômen Agudo, disponível aqui.

Vimos aqui que o abdome agudo pode ser entendido não como uma doença, e sim como sinais que indicam um quadro de risco à vida, o que requer diagnóstico e tratamento emergencial. Aprendemos elementos essenciais à enfermagem para a tomada de decisões quanto ao melhor cuidado que deve ser prestado à pessoa com quadro de abdômen agudo. Dentre eles, enfatizamos o exame físico específico, bem como os exames laboratoriais e de imagem.

No exame físico abdominal, poderemos optar pelo método dos quadrantes para uma avaliação de enfermagem mais exata da região, lembrando que a dor é a manifestação fundamental na definição do abdômen agudo. Trata-se de um ponto-chave para diagnósticos e requer cuidados imediatos.