Epidemiologia

Conceitos da Epidemiologia

Créditos

páginas:

Medidas de Frequência de Doenças

O que são as medidas de frequência de doenças?

Você viu que descrever as condições de saúde da população, medindo a frequência com que ocorrem os problemas de saúde em populações humanas, é um dos objetivos da epidemiologia. Para fazer essas mensurações, utilizamos as medidas de incidência e prevalência.

A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos (PEREIRA, 1995). É, assim, uma medida dinâmica.

Vejamos como calcular a incidência:

Como você pode notar, os casos novos, ou incidentes, são aqueles que não estavam doentes no início do período de observação, mas que adoeceram no decorrer desse período. Para que possam ser detectados, é necessário que cada indivíduo seja observado no mínimo duas vezes, ou que se conheça a data do diagnóstico.

Já a prevalência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento; é uma “fotografia” sobre a sua ocorrência, sendo assim uma medida estática. Os casos existentes são daqueles que adoeceram em algum momento do passado, somados aos casos novos dos que ainda estão vivos e doentes (MEDRONHO, 2005, PEREIRA, 1995).

Existem três tipos de medidas de prevalência:

  1. Prevalência pontual ou instantânea: Frequência de casos existentes em um dado instante no tempo (ex.: em determinado dia, como primeiro dia ou último dia do ano).

  2. Prevalência de período: Frequência de casos existentes em um período de tempo (ex.: durante um ano).

  3. Prevalência na vida: Frequência de pessoas que apresentaram pelo menos um episódio da doença ao longo da vida.

Ao contrário da incidência, para medir a prevalência os indivíduos são observados uma única vez.

Vejamos como calcular a prevalência:

Continue lendo sobre medidas de frequência de doenças na próxima página.

Boing, d’Orsi e Reibnitz Jr.

Tópico 5 - páginas: