Epidemiologia

Conceitos da Epidemiologia

Créditos

páginas:

Medidas de Frequência de Doenças

A partir de algumas variações do conceito de incidência, podemos chegar aos conceitos de:

Mortalidade: é uma medida muito utilizada como indicador de saúde; é calculada dividindo-se o número de óbitos pela população em risco. Estudaremos mais sobre essa medida na próxima unidade.

Letalidade: é uma medida da gravidade da doença, calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença. Algumas doenças apresentam letalidade nula, como, por exemplo, escabiose; já para outras, a letalidade é igual ou próxima de 100%, como a raiva humana.

Reforçando, em via de regra utilizamos as medidas relativas, no entanto, há momentos em que devemos optar pelas medidas absolutas. Isso acontece quando o número de eventos considerados no cálculo é muito pequeno.

Em tais momentos, variações ao acaso (um ou dois casos a mais ou a menos, por exemplo) impactam severamente no achado e dificultam comparações entre regiões ou ao longo do tempo. Nesses momentos, podem-se calcular medidas relativas a partir da média de vários períodos para estabilizar pequenos números ou analisar dados agregados de várias áreas.

Além disso, para curtos períodos e com a base populacional estável, podemos usar os números absolutos para a análise da morbi-mortalidade (DRUMOND JUNIOR, 2007). Por exemplo, com a população média acompanhada por uma equipe de Saúde da Família a morte de apenas uma criança menor de um ano de idade é fato extremamente relevante e que merece sua atenção.

Boing, d’Orsi e Reibnitz Jr.

Tópico 5 - páginas: