Epidemiologia

Conceitos da Epidemiologia

Créditos

páginas:

Medidas de Frequência de Doenças

Entre os fatores que influenciam a prevalência de um agravo à saúde, excluída a migração, estão a incidência, as curas e os óbitos, conforme ilustrado na figura 2. Quanto à migração, o raciocínio é bastante simples. A chegada a um município de novos moradores com determinada doença aumentará sua prevalência, correto? Da mesma maneira, a saída de pessoas doentes diminuirá sua frequência, ou seja, sem se modificar o risco e a sobrevida pode haver flutuação nos casos existentes de determinada doença em função de processos migratórios.

Como você pode ver, a prevalência é alimentada pela incidência. Por outro lado, dependendo do agravo à saúde, as pessoas podem se curar ou morrer. Quanto maior e mais rápida a cura, ou quanto maior e mais rápida a mortalidade, mais se diminui a prevalência, que é uma medida estática, mas resulta da dinâmica entre adoecimentos, curas e óbitos.

Figura 2 – Fatores que influenciam a prevalência de um agravo à saúde, excluída a migração

 

Entre os principais usos das medidas de prevalência estão: o planejamento de ações e serviços de saúde, previsão de recursos humanos, diagnósticos e terapêuticos.

Por exemplo, o conhecimento sobre a prevalência de hipertensão arterial entre os adultos de determinada área de abrangência pode orientar o número necessário de consultas de acompanhamento, reuniões de grupos de promoção da saúde e provisão de medicamentos para hipertensão na farmácia da Unidade de Saúde (PEREIRA, 1995, MEDRONHO, 2005, ROUQUAYROL e ALMEIDA FILHO, 2003). Ressalta-se que a prevalência é uma medida mais adequada para doenças crônicas ou de longa duração.

A incidência, por outro lado, é mais utilizada em investigações etiológicas para elucidar relações de causa e efeito, avaliar o impacto de uma política, ação ou serviço de saúde, além de estudos de prognóstico. Um exemplo é verificar se o número de casos novos (incidência) de hipertensão arterial sistêmica declinou depois da implementação de determinadas medidas de promoção da saúde, como incentivo a uma dieta saudável, realização de atividade física e combate ao tabagismo no bairro.

Boing, d’Orsi e Reibnitz Jr.

Tópico 5 - páginas: