Gestão e Avaliação

Gestão local em saúde

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Gestão local das atividades de apoio

Para um bom funcionamento, as unidades locais devem ser dotadas de recursos materiais, equipamentos e insumos suficientes para o conjunto de ações desenvolvido nesse nível de atenção. As diversas atividades necessitam de suporte administrativo, incluindo condições adequadas de infraestrutura, instrumentos de organização e de gestão, materiais e logística, capacidade de gestão de informações e do conhecimento e capacidade de gestão de pessoas (AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, 2002).

O Ministério da Saúde recomenda que em uma unidade local trabalhem, no máximo, cinco Equipes de Saúde da Família para permitir a organização de agendas e de fluxos operacionais que favoreçam e viabilizem as mudanças de práticas de saúde (BRASIL, 2008). A realização das ações de atenção à saúde pode ser otimizada a partir do próprio projeto arquitetônico que leve em consideração o processo de trabalho, os fluxos de pessoas dentro e fora da unidade, e o cuidado, a coleta, o acondicionamento, o transporte e o destino final de resíduos, especialmente os resíduos de serviços de saúde ou o lixo hospitalar.

Figura 1 – Modelo de unidade local

Calvo, Magajewski e Andrade

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