Gestão e Avaliação

Gestão local em saúde

Créditos

páginas:

Gestão local das atividades de apoio

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, integração, recuperação, renovação, compartilhamento e aplicação dos conhecimentos dentro da organização (DE SORDI, 2008).

Na Atenção Básica em Saúde, a Gestão do Conhecimento tem como objetivo integrar os conhecimentos dos profissionais que formam as Equipes de Saúde da Família na unidade local. Dessa forma, a Gestão do Conhecimento colabora na democratização das informações, pois possibilita uma maior disponibilidade e integração dos diferentes indivíduos, fazendo com que os conhecimentos compartilhados se transformem em novos conhecimentos.

A instalação de um colegiado gestor na unidade local tem o propósito de atuar como apoio e referencial aos demais grupos de trabalho para o planejamento, o monitoramento e a avaliação das ações e a motivação entre os profissionais integrantes da unidade local.

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) (BRASIL, 2007b) tem a finalidade de fornecer uma base normativa para a organização dos processos de gestão da educação na saúde, nas diferentes esferas de gestão. Numa perspectiva de intercâmbio e compartilhamento de conhecimento, a capacitação dos integrantes das Equipes de Saúde da Família, oferecida por meio da Educação Permanente em Saúde, pode ser interna ou externa à unidade local, com a realização de cursos de curta, média ou longa duração, dependendo do objetivo a ser atendido.

A Gestão do Conhecimento na Atenção Básica também se desenvolve a partir de novos programas e tecnologias de integração ensino–serviço, como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e o Programa Telessaúde Brasil.

Calvo, Magajewski e Andrade

Tópico 3 - páginas: