Processo de Trabalho na Atenção Básica

O processo de trabalho multiprofissional na atenção básica

Créditos

páginas:

A atuação intersetorial em saúde

A saúde precisa ser entendida como um problema social que não pode ser abordado em dimensão setorial, por estar interligada e dependente dos demais aspectos que estruturam a sociedade. Os problemas sociais se manifestam e são identificados setorialmente, mas a solução depende da atuação de mais de uma política pública setorial. A complexidade do setor saúde não permite uma abordagem fragmentada dos problemas (PAULLI, 2007; WIMMER; FIGUEIREDO, 2006).

Diagrama 4 – Resolução de problemas sociais

Diante das dificuldades de articulação com outros setores, do ponto de vista macro da gestão, Paulli (2007) sugere que se inicie a atuação intersetorial em pequenas parcerias, nos projetos comuns, pontuais e, assim, paulatinamente, amplie-se o potencial resolutivo das ações.

Concordamos com a visão de Paula, Palha e Protti (2004) de que a Atenção Básica tem a capacidade de articular os vários setores presentes, tanto no nível mais operacional – nas ações de saúde diretamente ofertadas à população – como nos níveis regional e central. A partir da perspectiva de planejamento ascendente e com potencialidade de articular setores fundamentais, as mudanças podem ser mais efetivas e duradouras para o setor saúde.

Lacerda e Moretti-Pires

Tópico 4 - páginas: