Atenção Integral à Saúde da Criança

Quatro evidências para o acompanhamento clínico de Puericultura

Créditos

páginas:

A consulta de puericultura

Técnica da medida da acuidade visual

A forma mais simples de diagnosticar a limitação da visão é medir a acuidade visual com a Escala de Sinais de Snellen. A escala utiliza sinais em forma de Letra E, organizados de maneira padronizada, de tamanhos progressivamente menores, chamados optotipos. Em cada linha, na lateral esquerda da tabela, existe um número decimal que corresponde à medida da acuidade visual.

A pessoa apresenta visão normal quando, ao ser colocada a uma distância de 5 (cinco) metros, em frente a uma Escala de Sinais de Snellen, consegue ler as menores letras que nela se encontram. Uma pessoa apresenta limitação da visão quando não enxerga uma ou mais letras da escala, demonstrando maior limitação quando não conseguir visualizar os símbolos de maior tamanho da escala.

É importante observar e registrar se durante a medida da acuidade visual o examinado apresenta algum sinal ou sintoma ocular, tais como:

Este sinal ou sintoma deverá ser anotado como observação na ficha de resultado da triagem.

Audição

O exame auditivo deve ser efetuado a partir do período neonatal, em toda consulta de puericultura. Especial atenção deve se ter com relação a prematuros e crianças com agravos neonatais. Lembre-se de que a observação subjetiva da mãe é muito importante, bem como testes simples e rápidos de avaliação da capacidade auditiva. Esses testes de triagem auditiva neonatal podem ser divididos em dois grupos: triagem auditiva comportamental, de avaliação subjetiva; e triagem auditiva eletrofisiológica, de avaliação objetiva.

A triagem auditiva comportamental baseia-se na observação da mudança do comportamento ou na observação das respostas motoras do recém-nascido após apresentação do estímulo sonoro. A triagem auditiva eletrofisiológica pode ser realizada por emissões otoacústicas evocadas, Teste da Orelhinha, e parece ser o melhor procedimento de triagem para a detecção precoce da deficiência auditiva (ISAAC; MANFREDI, 2005). Lembre também que você pode contar com o apoio do fonoaudiólogo do NASF para complementar sua avaliação.

Avaliação de desenvolvimento comportamental

Para realizarmos a avaliação de desenvolvimento comportamental em toda consulta de puericultura, devemos avaliar o progresso do desenvolvimento da criança; se há relação de ternura entre criança, pais e outros cuidadores; mutualidade entre pais e criança; adaptação da família à criança; padrão de sono regular; comportamento de autoconforto; parceria entre família e profissional de saúde e confiança.

Ao nascer, a criança apresenta os chamados reflexos arcaicos. À medida que ela cresce e se desenvolve, os reflexos arcaicos vão desaparecendo e dando lugar às habilidades e aos comportamentos voluntários. Assim, é importante estarmos atentos durante as avaliações do desenvolvimento infantil ao longo do primeiro ano de vida para os marcos básicos do desenvolvimento neuropsicomotor e o desaparecimento dos reflexos.

Leitura Complementar:

Confira aqui o artigo publicado:

OLHWEILLER, L.; SILVA, A. R.; ROTTA, M. I. Estudo dos reflexos primitivos em pacientes recém-nascidos pré-termo normais no primeiro ano de vida. Arquivo de Neuropsiquiatria [On-line], v. 63, n. 2a, p. 294-297, 2005.

Souza, Döhms e Carcereri

Tópico 1 - páginas:

Versão adaptada do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família