Os parâmetros para avaliar a dosagem do colesterol total detectado no exame são apresentados no quadro 19, a seguir. Observe as alterações no colesterol total:
Quadro 19: Parâmetros para avaliar a dosagem do colesterol.
Link:
Veja aqui como calcular os valores de referência lipídica propostos para crianças de 2 a 19 anos: FIATES, G. M. R.; AMBONI, R. D. M. C.; TEIXEIRA, E. Comportamento consumidor, hábitos alimentares e consumo de televisão por escolares de Florianópolis. Revista de Nutrição, Campinas, v. 21, n. 1, p.105-114, jan./fev. 2008.
Triagem metabólica neonatal
A triagem neonatal (TN) é um dos vários programas de rastreamento populacional que objetiva identificar recém-nascidos, aparentemente sem manifestações clínicas, viabilizando a detecção precoce de determinadas doenças. A precocidade do diagnóstico possibilita o tratamento adequado ainda nos primeiros meses de vida, fator preponderante para a prevenção do aparecimento de sequelas que poderão prejudicar o desenvolvimento infantil.
A realização sistemática da TN de distúrbios metabólicos é obrigatória em todos os estados, conforme as orientações do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), do Ministério da Saúde. Dentre os métodos de triagem, o PNTN recomenda a coleta de amostra de sangue por meio da punção do calcanhar em papel-filtro, conhecido como Teste do Pezinho, colhido preferencialmente entre o 3° e o 5° dia de vida. As crianças internadas por algum tempo após o nascimento poderão ter a coleta postergada até os 30 dias de vida (NORTHERN; DOWNS, 2005; BRASIL, 2002).
Leitura Complementar:
Para mais informações, acesse aqui o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, do Ministério da Saúde
Calendário básico de vacinação da criança
Confira o calendário básico de vacinação preconizado atualmente pelo Ministério da Saúde. Fique atento à versão utilizada em seu Estado, lembrando que o esquema vacinal é dinâmico e sofre alterações e atualizações à medida que surgem novos conhecimentos nesta área. Observe o quadro 20, abaixo:
Quadro 20: Calendário básico de vacinação infantil brasileiro Fonte: Brasil, 2012a.
Nota: Mantida a nomenclatura do Programa Nacional de Imunização e inserida a nomenclatura segundo a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 61, de 25 de agosto de 2008 – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
Souza, Döhms e Carcereri