Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o Arco de Maguerez
Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o círculo de cultura de Freire
Metodologias Ativas no processo de ensinar-aprender em saúde
Você pode ver que, pensar numa prática educativa dirigida a um grupo de usuários, requer do enfermeiro-educador reconhecer:
- quem são esses sujeitos-usuários;
- em que contexto vivem;
- a que condições concretas de vida e atenção a saúde estão submetidos;
- o que eles desejam; e
- quais as suas expectativas.
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Palavra do Profissional |
Você viu que o enfermeiro-educador, em sua prática cotidiana, precisa considerar a individualidade de cada sujeito, grupo ou família e, a partir desse cenário, propor determinada prática educativa e o modo como ela será implementada.
Para que o enfermeiro possa realizar essas atividades de educação em saúde com as pessoas, famílias e com a comunidade o mais importante é que ele possibilite a troca de conhecimentos e habilidades, de experiências e ideias, durante o processo educativo:
- Sua atividade como “educador” ou como “mediador” neste processo, é imprescindível, considerando que as suas ações podem ter alcance muito maior do que todas as atividades preventivas e curativas desenvolvidas em seu fazer profissional.
- Para trabalharmos uma educação em saúde diferente daquela que aprendemos na escola, precisamos desenvolver outros métodos de ensinar e aprender.
- É essencial que o profissional de saúde, o enfermeiro, conheça com espírito crítico, outras metodologias de ensino.
- Ele precisa desenvolver e praticar metodologias educacionais que ajudem as pessoas a tomarem consciência dos problemas e a se empoderarem a fim de melhorar suas condições de vida.
Você deve estar se perguntando agora: Mas como posso fazer isso? Como planejar uma proposta educativa fundamentada na pedagogia crítica?