Uma das possibilidades é a utilização da chamada metodologia problematizadora. Esta metodologia surge como uma das possibilidades de contribuir para essa tarefa desafiante, uma vez que se orienta nos princípios da pedagogia crítica, considerando a percepção da realidade e o protagonismo do usuário.
A educação problematizadora parte da ideia de que a aprendizagem só é significativa, quando parte da realidade concreta de vida das pessoas, permitindo-lhes propor e encontrar respostas adequadas e pertinentes aos seus problemas concretos e contextualizados. Isso implica na participação ativa e no diálogo permanente entre os usuários e o enfermeiro-educador.
Uma estratégia possível para a implementação de uma proposta pedagógica problematizadora consiste no Arco da Problematização de Maguerez (Fig. 1), observe a figura a seguir:
Fig 1. Trajetória pedagógica para implementação de uma prática educativa problematizadora
Para representar essa trajetória pedagógica, Bordenave, Pereira (1996) propôs uma representação esquemática de um arco – o Arco da Problematização de Maguerez.
Este arco orienta uma trajetória pedagógica que tem seu ponto de partida na realidade em que se insere o sujeito da aprendizagem – o usuário, que denominamos de Observação da Realidade (1ª. Etapa do arco). Note que, esse momento objetiva reconhecer o contexto pessoal, geográfico, histórico, social e econômico dos envolvidos e, a partir de percepções pessoais, realizar uma leitura sincrética ou ingênua da realidade – o que chamamos de Síncrese.
Separa-se o que é superficial daquilo que é importante, identificando, então, o que se denomina de Pontos-Chave (2ª. Etapa do arco). Ou seja, que questões são fundamentais no contexto de vida e saúde daquele usuário/comunidade, que modificados/adaptados/ressignificados poderão modificar ou contribuir para a melhoria de suas condições de vida e saúde.
Para refletir:
O que modificado, modifica a situação?
Explore isso com os usuários. Para isso, reconheça as suas crenças, os seus valores e as suas práticas. Busque compreender seu ponto de vista, e então, juntos, determinem os pontos-chave que constituirão os “conteúdos” a serem desenvolvidos na prática educativa. Pontos-chave são, portanto, as variáveis mais significativas que determinam a realidade analisada e sua compreensão pode contribuir para a solução do problema evidenciado. Lembre que entendemos que o problema é como uma situação da realidade que precisa ser modificada, situação sobre a qual se deseja agir e conteúdos que se deseja discutir.
Acompanhe a explicação do Enfermeiro sobre a Teorização
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