Módulo 3: Processo Educativo em Saúde
Unidade 3: Práticas educativas em saúde e a pedagogia crítica

Prática Educativa
Metodologias Ativas no processo de ensinar-aprender em saúde
Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o Arco de Maguerez
Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o círculo de cultura de Freire

Buscando caminhos para implementar metodologias ativas na prática educativa em saúde: o círculo de cultura de Freire

O Círculo de Cultura é um espaço possível para que ocorra a metodologia ativa na prática educativa em saúde, baseada na teoria filosófica de Paulo Freire. Este é um eminente educador e pensador brasileiro, que tem influenciado, não só a área da educação como também a da saúde, tanto no Brasil como no exterior.

No Círculo de Cultura, o elemento-chave é o diálogo que procura aproximar os sujeitos, promovendo relações de afetividade, humildade, amor e esperança no mundo e nos homens (FREIRE, 1997).

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 21º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

Além do diálogo, Paulo Freire trabalha ainda com os conceitos de homem, cultura, conscientização, transformação, práxis, opressor-oprimido, educação bancária-libertadora, emancipação, círculo de cultura.

Ele propõe uma visão político/filosófica que demonstra a necessidade de um compromisso ético de emancipação e de libertação da sociedade para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos (HEIDEMANN, 2010).

HEIDEMANN, I. T. S. B. et al. Incorporação teórico-conceitual e metodológica da educador Paulo Freire na pesquisa. Rev. Bras. Enferm., v. 63, n. 3, p. 416-420, maio/jun., 2010.