Continuamos buscando caminhos para implementar metodologias ativas. Acompanhe a explicação do enfermeiro Marcos.
Você, enfermeiro-educador, estimule a adoção das medidas e condutas identificadas. Motive. Mobilize. Monitore.
Essa trajetória pedagógica segue um raciocínio lógico de síncrese, análise e síntese, que permite ao aluno-usuário sair de sua realidade e a ela voltar, com um novo olhar, transformador. Ela se constitui, portanto, num círculo permanente de indagação e de busca de soluções adequadas aos problemas observados na realidade concreta do usuário e do profissional. Cada nova hipótese aplicada à realidade gera uma nova realidade a ser observada, a partir da qual, o usuário é novamente instigado a refletir, analisar e propor novas hipóteses de solução.
Essa permanente transformação da realidade nos coloca frente ao desafio de entender que, uma prática educativa em saúde, orientada por uma pedagogia crítica, cria vínculos, implica os envolvidos, constrói redes, mas fundamentalmente nos coloca – profissionais e usuários – em uma atitude de aprendizagem continuada, ao longo da vida. Também nos faz reconhecer que práticas educativas em saúde não podem ser pontuais, desconectadas da realidade concreta de vida e da saúde das pessoas envolvidas. Elas precisam ser movimentos permanentes de envolvimento e compromisso do profissional-enfermeiro com o sujeito, família e comunidade.
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