Apresentação
Método quantitativo
É fundamentado no positivismo, com base nos pensamentos de Comte, Newton e Locke, que pressupõem que a realidade pode ser descoberta pelo senso probabilístico. O conhecimento produzido resulta da observação, medição e interpretação da realidade objetiva e, na abordagem de dados a partir de sua expressão (numérica ou quantitativa). Resultando na forma de explicar o problema, confirmando ou refutando uma ou mais hipóteses da pesquisa (respostas ou relações entre variáveis, previamente estabelecidas).
Método Qualitativo
A pesquisa qualitativa nasceu da propensão humana em buscar respostas e entendimento sobre as coisas da vida. Os trabalhos de campo têm sua origem desde a Grécia até Marco Polo, com historiadores, viajantes e escritores.
Como método, fundamenta-se em dados coletados nas interações interpessoais, na coparticipação das situações e contextos dos informantes, analisadas a partir das perspectivas e experiências dos sujeitos, e da significação/sentido que estes dão a estas experiências ou a seus próprios atos. O pesquisador participa, compreende e interpreta. Ao invés de buscar explicações com poder generalizante, procura conhecer o objeto ou fenômeno em suas particularidades, nunca desvinculado de seu contexto real e social.
Método quantitativo está orientado para a busca da magnitude e das causas dos fenômenos, utiliza procedimentos controlados e não valoriza a dimensão subjetiva. Examina as causas e como elas interagem e/ou influenciam os resultados. Sendo uma abordagem dedutiva, a maioria das ideias ou conceitos é reduzida a variáveis, sendo que as relações entre elas são verificadas.Por sua vez, a abordagem quantitativa utiliza estratégia sistemática, objetiva e rigorosa para gerar o conhecimento. (POLIT, BECK, 2011; SOUZA, DRIESSNACK, MENDES, 2007)*.
*POLIT D.F.; BECK C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. 669p.
SOUSA V.D., DRIESSNACK M., MENDES I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem. Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev Latino-am Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.3, maio/jun. 2007.
Os métodos qualitativos envolvem a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada. Enfatizam mais o processo e não apenas o produto e se preocupam em retratar a perspectiva dos participantes. Neste tipo de pesquisa é privilegiada a lógica ou raciocínio indutivo.
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Palavra do Profissional: |
Lembre-se: por indução ou lógica indutiva entende-se a forma de estruturar o pensamento que é conduzida do particular para o geral, ou seja, dos conhecimentos que emergem por meio dos sentidos (observação despojada de preconceitos) para formular categorias e daí chegar a conclusões gerais, como uma teoria. Enquanto que por dedução ou lógica dedutiva entende-se a forma de estruturar o pensamento que é conduzida do geral para o particular, ou seja, de princípios e leis reconhecidos como verdadeiros para as conclusões de um caso particular. Tais conclusões demonstram as consequências de uma teoria formulada.
Veja agora, uma síntese das características comuns à maioria das Pesquisas Qualitativas, segundo Miles e Huberman (1994)*:
- Pesquisa qualitativa é conduzida através de um intenso ou prolongado contato com o campo ou a situação de vida. Estas situações são tipicamente "banais" ou normais, reflexos da vida diária dos indivíduos, grupos, sociedades, e organizações.
- A principal meta é explicar a maneira como as pessoas em contextos particulares chegam a entender, considerar, atuar ou administrar as suas situações cotidianas.
- O papel do pesquisador é de adquirir uma visão holística (sistêmica, integrada, "engajada") do contexto sob estudo: sua lógica, seus arranjos, suas regras implícitas e explícitas.
- As tentativas do pesquisador em capturar dados sobre a percepção dos atores locais se dão através de um processo de profunda atenção, de compreensão empática e de suspensão ou quebra de preconceitos sobre os tópicos em discussão.
- Muitas interpretações dos dados qualitativos são possíveis, mas algumas são mais convincentes por motivos teóricos ou por fundamentação com consistência interna.
- Relativamente pouca instrumentalização padronizada é usada no princípio. O pesquisador é essencialmente o principal instrumento de avaliação no estudo.
- A linguagem é valorizada. As palavras são objetos de análise e podem ser categorizadas (reunidas, reagrupadas, quebradas em segmentos de sentido), de modo a contrastar, interpretar e conceber modelos.
* MILES, M.B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook California: Sage, 1994.