Módulo 4: Metodologia do Trabalho Científico
Unidade 3:Metodologia do projeto e relatório de pesquisa

Metodologia – Abordagem qualitativa e quantitativa
Métodos
Coleta de Dados em uma pesquisa
Tipos de instrumentos na abordagem qualitativa
Análise e apresentação de dados na abordagem quantitativa e qualitativa
Quando e com que recursos pesquisar
Cuidados éticos na pesquisa cientifica

Apresentação

Método quantitativo
É fundamentado no positivismo, com base nos pensamentos de Comte, Newton e Locke, que pressupõem que a realidade pode ser descoberta pelo senso probabilístico. O conhecimento produzido resulta da observação, medição e interpretação da realidade objetiva e, na abordagem de dados a partir de sua expressão (numérica ou quantitativa). Resultando na forma de explicar o problema, confirmando ou refutando uma ou mais hipóteses da pesquisa (respostas ou relações entre variáveis, previamente estabelecidas).
Método Qualitativo
A pesquisa qualitativa nasceu da propensão humana em buscar respostas e entendimento sobre as coisas da vida. Os trabalhos de campo têm sua origem desde a Grécia até Marco Polo, com historiadores, viajantes e escritores.
Como método, fundamenta-se em dados coletados nas interações interpessoais, na coparticipação das situações e contextos dos informantes, analisadas a partir das perspectivas e experiências dos sujeitos, e da significação/sentido que estes dão a estas experiências ou a seus próprios atos. O pesquisador participa, compreende e interpreta. Ao invés de buscar explicações com poder generalizante, procura conhecer o objeto ou fenômeno em suas particularidades, nunca desvinculado de seu contexto real e social.

Método quantitativo está orientado para a busca da magnitude e das causas dos fenômenos, utiliza procedimentos controlados e não valoriza a dimensão subjetiva. Examina as causas e como elas interagem e/ou influenciam os resultados. Sendo uma abordagem dedutiva, a maioria das ideias ou conceitos é reduzida a variáveis, sendo que as relações entre elas são verificadas.Por sua vez, a abordagem quantitativa utiliza estratégia sistemática, objetiva e rigorosa para gerar o conhecimento. (POLIT, BECK, 2011; SOUZA, DRIESSNACK, MENDES, 2007)*.

*POLIT D.F.; BECK C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. 669p.

SOUSA V.D., DRIESSNACK M., MENDES I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem. Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev Latino-am Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.3, maio/jun. 2007.

Os métodos qualitativos envolvem a obtenção de dados descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada. Enfatizam mais o processo e não apenas o produto e se preocupam em retratar a perspectiva dos participantes. Neste tipo de pesquisa é privilegiada a lógica ou raciocínio indutivo.

Palavra do Profissional:
Lembre-se: por indução ou lógica indutiva entende-se a forma de estruturar o pensamento que é conduzida do particular para o geral, ou seja, dos conhecimentos que emergem por meio dos sentidos (observação despojada de preconceitos) para formular categorias e daí chegar a conclusões gerais, como uma teoria. Enquanto que por dedução ou lógica dedutiva entende-se a forma de estruturar o pensamento que é conduzida do geral para o particular, ou seja, de princípios e leis reconhecidos como verdadeiros para as conclusões de um caso particular. Tais conclusões demonstram as consequências de uma teoria formulada.

Veja agora, uma síntese das características comuns à maioria das Pesquisas Qualitativas, segundo Miles e Huberman (1994)*:

  1. Pesquisa qualitativa é conduzida através de um intenso ou prolongado contato com o campo ou a situação de vida. Estas situações são tipicamente "banais" ou normais, reflexos da vida diária dos indivíduos, grupos, sociedades, e organizações.
  2. A principal meta é explicar a maneira como as pessoas em contextos particulares chegam a entender, considerar, atuar ou administrar as suas situações cotidianas.
  3. O papel do pesquisador é de adquirir uma visão holística (sistêmica, integrada, "engajada") do contexto sob estudo: sua lógica, seus arranjos, suas regras implícitas e explícitas.
  4. As tentativas do pesquisador em capturar dados sobre a percepção dos atores locais se dão através de um processo de profunda atenção, de compreensão empática e de suspensão ou quebra de preconceitos sobre os tópicos em discussão.
  5. Muitas interpretações dos dados qualitativos são possíveis, mas algumas são mais convincentes por motivos teóricos ou por fundamentação com consistência interna.
  6. Relativamente pouca instrumentalização padronizada é usada no princípio. O pesquisador é essencialmente o principal instrumento de avaliação no estudo.
  7. A linguagem é valorizada. As palavras são objetos de análise e podem ser categorizadas (reunidas, reagrupadas, quebradas em segmentos de sentido), de modo a contrastar, interpretar e conceber modelos.

* MILES, M.B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook California: Sage, 1994.