Módulo 4: Metodologia do Trabalho Científico
Unidade 3:Metodologia do projeto e relatório de pesquisa

Metodologia – Abordagem qualitativa e quantitativa
Métodos
Coleta de Dados em uma pesquisa
Tipos de instrumentos na abordagem qualitativa
Análise e apresentação de dados na abordagem quantitativa e qualitativa
Quando e com que recursos pesquisar
Cuidados éticos na pesquisa cientifica

Vantagens e Desvantagens, tipos de observação


Tipos de instrumentos na abordagem qualitativa

Nas pesquisas qualitativas, segundo alguns autores (TURATO, 2003; POLIT; BECK, 2011)*, são utilizados métodos flexíveis de coleta de dados, que costumam ocorrer de modo interativo, especialmente por meio de entrevistas ou observação, que podem ser norteadas por um roteiro flexível, serem gravadas e/ou registradas em um diário de campo.

*TURATO, E .R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Petrópolis RJ.: Editora Vozes, 2003.

*POLIT D.F.; BECK C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. 669p.

Vamos abordar neste estudo, estes dois importantes instrumentos de coleta dados. Veja inicialmente a Observação, que tem como característica o fato de o pesquisador ser o principal instrumento. Mas, para produzir bons dados, deve ser atenta, precisa, exata, completa, sucessiva e metódica (LEOPARDI, 2001).

*LEOPARDI, M.T. Metodologia da pesquisa na saúde. Santa Maria: Pallotti, 2001.

 

Tipos de Observação

Existem algumas variações nessa estratégia. Por exemplo: há observação simples - não estruturada ou sistemática, informal, espontânea. Que é útil na fase inicial da pesquisa para melhor delimitar problemas e construir hipóteses; e a observação sistemática ou estruturada - planificada, dirigida, com bases em categorias e instrumento pré-definido. Tem a vantagem de colher dados mais homogêneos, mas é pouco flexível.

Outro importante tipo de observação é a observação participante ou ativa – quando a presença do observador é mantida para fins de colher dados em interação com os sujeitos observados, participando do cenário cultural e das relações que ali se estabelecem. Segundo o grau de participação a observação se dá num continuum que vai desde a imersão total até o distanciamento total: - participante total; - participante como observador; - observador como participante; - observador total.

Registro de observação

A observação também pode ser combinada, simultaneamente, com a análise documental e com entrevistas. Algumas vezes a observação é utilizada juntamente com as entrevistas como um modo complementar de coleta de dados, no qual são registrados comportamentos e/ou a dinâmica de determinado grupo ou equipe de trabalho.

Os registros das observações geralmente são realizados em notas ou diários de campo, mas também podem ser fotografados e filmados (POLIT; BECK, 2011).

*POLIT D.F.; BECK C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. 669p.

Normalmente, o registro dos dados é feito em diário e notas de campo, que reúnem dados de observação, teóricos, reflexivos e metodológicos.

Na próxima página você conhecerá detalhes do segundo importantes instrumento de coleta dados: a entrevista. Siga em frente.