Um dos segredos para o sucesso no desenvolvimento de uma pesquisa científica é a organização do tempo para cada uma das etapas do processo. A pesquisa deve fazer parte de seu planejamento diário de atividades e deve ser considerada tão importante quanto todas as demais tarefas de sua vida.
Existem várias formas de você organizar seu cronograma e, juntamente com seu orientador, pode fazê-lo do melhor modo.
O mais importante é não perder de vista o seu planejamento e se houver alguma intercorrência, adequá-lo imediatamente para não perder o foco e os prazos.
Com que recursos pesquisar?
Outro item importante em uma pesquisa, e que seu planejamento pode ajudá-lo a ter controle maior do desenvolvimento de seu trabalho, é o orçamento da pesquisa. Você verá nesta seção alguns detalhes importantes sobre os recursos para este fim.
O orçamento é uma previsão de gastos de tudo o que você vai despender de recursos na pesquisa. Normalmente se trabalha com duas categorias, veja, na sequência, os detalhes de cada uma:
Este item deve ser previsto caso você tenha que ter algum tipo de despesa com tradução, digitação, revisão, transcrição de entrevistas, coletadores de dados, etc. Ou seja, tudo o que implica em custos com pessoas que irão desenvolver algum tipo de trabalho para você.
Pesquisado por quem?
Equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores.
Quando falamos de equipe de pesquisa, estamos nos referindo a todas as pessoas que participaram direta ou indiretamente do processo de pesquisar e que de alguma forma irão contribuir para o trabalho final.
Normalmente algumas destas pessoas estão identificadas desde a capa da pesquisa:
Quem são elas então?
Quando o trabalho final estiver pronto, você também pode incluir outras pessoas que colaboraram com o desenvolvimento da pesquisa nos agradecimentos. Neste caso, nos referimos à família, amigos, colegas de trabalho, secretária, digitadores, colegas de estudo, dentre outros que você ache importante citar.
![]() |
Compartilhando: |