Módulo 4: Metodologia do Trabalho Científico
Unidade 3:Metodologia do projeto e relatório de pesquisa

Metodologia – Abordagem qualitativa e quantitativa
Métodos
Coleta de Dados em uma pesquisa
Tipos de instrumentos na abordagem qualitativa
Análise e apresentação de dados na abordagem quantitativa e qualitativa
Quando e com que recursos pesquisar
Cuidados éticos na pesquisa cientifica

Análise de dados na abordagem quantitativa

A apresentação dos dados coletados em sua forma original não permite que alguma informação possa ser extraída facilmente. Sem organização prévia, simplificação e síntese de uma grande quantidade de dados não dá para captarmos a existência de um padrão.

A primeira etapa do processo é a análise exploratória. Os dados podem ser organizados em tabelas, gráficos ou mapas, ou resumidos através do uso de medidas estatísticas, procurando algum padrão ou comportamento relevante que esteja presente no conjunto de dados. Os procedimentos estatísticos possibilitam organizar, interpretar as informações numéricas, ou seja, transforma os dados coletados em informações estatísticas para serem interpretadas no contexto pesquisado – de modo a responder às perguntas de pesquisa. A seleção dos procedimentos estatísticos depende do desenho da pesquisa e das características dos dados (MARASCIULO; NASSAR, 2002)

MARASCIULO, A. C. E.; NASSAR, S. M. Conceitos básicos em bioestatítica e epidemiologia clínica. In: DRUMMOND, J. P.; SILVA, E.; COUTINHO, M. (Org.). Medicina baseada em evidências. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2002. p.87-123.

As estatísticas são descritivas ou inferenciais. A descritiva sintetiza, descreve os resultados (ex: média e porcentagem) e estima parâmetros. A estatística inferencial permite que seja feitas inferências sobre a população (ex: associação entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão) (POLIT; BECK, 2011).

* POLIT D.F.; BECK C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed; 2011. 669p

Para saber mais, clique na Animação e confira!

Apresentação dos dados na abordagem quantitativa
No caso de estudos quantitativos, os resultados são apresentados em tabelas, gráficos, figuras ou quadros. Por isso, vamos inserir aqui um tópico para lembrar que o processo de tratamento dos dados também usará esses recursos e eles seguem algumas orientações gerais quanto a sua apresentação. O quadro tem como finalidade apresentar informações não numéricas, ou seja, somente apresenta palavras. Ao contrário, a tabela é uma forma não discursiva de apresentar informações, das quais o dado numérico se destaca como informação central. Deve ser objetiva e incentivar os leitores a tirar suas conclusões e possibilitar que as diferenças sobre os dados sejam visíveis, os valores numéricos devem ser precisos e contemplar o tamanho amostral. Não deve conter traços internos (BOOTH, COLOMB; WILLIAMS, 2000; HARDY, 2002).

* BOOTH, W.C; COLOMB, G.G; WILLIAMS J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

* HARDY, E. Instruções para escrever um projeto de pesquisa. Campinas: Macroven Gráfica, 2002.

Exemplo:

Para elaborar e apresentar tabelas deve-se considerar alguns princípios, veja a seguir.

Para elaborar e apresentar tabelas deve-se considerar alguns princípios:

  • Devem estar completas, para serem entendidas, dispensando consulta ao texto.
  • Devem conter somente os dados necessários ao seu entendimento – serem estruturadas de forma simples e objetiva.
  • Devem incluir os dados logicamente ordenados.
  • Devem ser apresentadas imediatamente após o trecho em que são citadas pela primeira vez.
  • Quando ocuparem mais de uma página - a indicação do termo "continua" deve aparecer, no canto direito da tabela abaixo do título. Na página seguinte devem ser repetidos o número, título e cabeçalho da tabela com a indicação do termo "continuação" entre o título e o corpo da tabela, no canto direito e na última parte “conclusão”.
  • Devem ser alinhadas de acordo com as margens do texto.
  • Preferencialmente devem ser apresentadas no mesmo tipo e tamanho de letras adotados no texto ou reduzidas até um limite que não prejudique a sua leitura. Nunca em tamanho maior do que o texto.
  • Não devem repetir os dados já apresentados em gráficos ou figuras.

Na próxima página você verá as recomendações para a analise de dados qualitativos, siga em frente.