Programação
- Geral
- Tópico 1
Tópico 1
Acessando o moodle
- No primeiro acesso ao Moodle, uma senha deve ser obtida através do procedimento mostrado no tutorial de acesso ao Moodle.
Nos próximos acessos, basta que o usuário entre com sua identificação e a senha obtida anteriormente.
Observação:
Para professores, a identificação é o seu CPF (ex: 04398712343).
Já para alunos, a identificação é:- Graduação: número de matrícula com 8 dígitos numéricos (ex: 99199032 e 00299034)
- Pós-graduação: número de matrícula com 9 dígitos numéricos (ex: 201098765)
- Colégio de Aplicação: número de matrícula com 6 dígitos numéricos precedido da palavara 'ca' (ex: ca981234 e ca081234)
- Estudantes Convênio, ouvintes e de matrículas isoladas: número de matrícula de 6 dígitos (ex: 912345 e 087654)
- Tópico 2
Tópico 2
Modificando o perfil
O perfil é o lugar onde estão disponibilizadas as informações de cada usuário, que pode modificá-las a qualquer momento. O moodle disponibiliza algumas informações de forma padrão, como por exemplo as disciplinas nas quais o usuário está participando.
Para fazer alterações no seu perifil, proceda da seguinte forma:- Clique no item "Modificar perfil" que está dentro de "Minhas configurações de perfil", localizado no bloco de "Configurações"
- Modifique os dados que desejar
- Opcionalmente, carregue sua foto (Imagem)
- Salve as modificações clicando em "Atualizar perfil"
2.1 Modificando a senha atual
Para fazer alterações na sua senha, proceda da seguinte forma- Clique no item "Mudar senha" que está dentro de "Minhas configurações de perfil", localizado no bloco de "Configurações"
- Digite sua senha atual
- Digite sua nova senha (duas vezes)
- Salve as mudanças
2.2 Utilizando o blog
O blog é uma página web onde textos são organizados cronologicamente em ordem inversa (como em um diário). Cada usuário tem um blog ligado ao seu perfil, independente de qualquer disciplina/turma.
Observação: O blog não deve ser usado para disponibilizar material de uma disciplina/turma específica pois, quando é publicado um texto nele, todos os usuários do moodle têm acesso a esse texto.
Para publicar no seu blog, proceda da seguinte forma- Clique no item "Blogs" que está dentro de "Meu perfil", localizado no bloco "Navegação"
- Clique em "Acrescentar novo texto"
- Crie seu texto (post)
- Na opção "Publicar em" selecione "rascunho" se não quiser compartilhar o que escreveu e "Todos os usuários deste site" se quiser que seu post fique aberto a todos os usuários
- Salve as mudanças
Caso queira registrar um blog externo:- Clique no item "Blogs" que está dentro de "Minhas configurações de perfil", localizado no bloco de "Configurações"
- Clique em "Registrar um blog externo"
- Coloque o endereço do RSS do seu blog.
- Salve as mudanças
- Caso o endereço esteja certo, as entradas do seu blog aparecerão ao clicar no item "Ver todas minhas mensagens" que está dentro de "Meu perfil", localizado no bloco "Navegação". OBS: Serão mostradas todas as entradas do seu blog. No momento não tem opção para apagar as entradas, após terem sido carregadas.
- Tópico 3
Tópico 3
Disponibilizando turmas
Para disponibilizar uma turma de graduação ou uma disciplina de pós-graduação, após identificar-se localize a caixa intitulada "CAGR/CAPG/CAPL" e veja o item "Disponibilizar Turmas".Cursos de extensão tem um procedimento pŕoprio par aa sua disponibilização, caso a caso, sob demanda ao SETIC
Após a turma ser disponibilizada no Moodle, o conteúdo de outra turma pode ser copiado para esta turma. Veja o tutorial: Copiando o conteúdo entre turmas.
- Tópico 4
Tópico 4
Designando funções
Designar funções é usado para atribuir uma função específica a um usuário. Entre as funções disponíveis temos:
- Moderador: Interagem e avaliam, não modificam atividades.
- Estudante: Têm menos privilégios no curso.
- Monitor: Interagem, não avaliam, não modificam atividades.
- Editor: Editam dados no curso no qual são editores.
- Convidado da turma: Vêem conteúdo, participam dos fóruns.
- Leitor: Vêem conteúdo, participam de um curso.
- Avaliador: Avaliadores podem avaliar mas não podem modificar as atividades.
- Assistente Técnico Pedagógico: Têm praticamente as mesmas permissões de professores numa turma, exceto algumas possibilidade como atribuir papel distinto de Estudante a outros usuários e transpor notas para o CAGR/CAPG.
As permissões de cada função podem ser vistas no relatório de permissões (este link lhe encaminhará para a versão 1.9 do Moodle UFSC)
- Entre na página da disciplina
- No bloco "Configurações", selecione o menu "Usuários" e clique no item "Usuários inscritos".
- Clique no botão "Inscrever usuários" e abrirá uma nova tela.
- Selecione a função que deseja designar na lista de funções, localizada na parte superior.
- Digite o nome do usuário ao qual deseja designar a função no campo de busca, na parte inferior da tela, e tecle "Enter"
- Clique no botão "Inscrição", localizado ao lado do nome do usuário desejado
- Clique no botão "Concluir a inscrição de usuário" para salvar as alterações.
Observação: Caso tenha sido feito agrupamento de turmas esses passos devem ser realizados na turma original e não no agrupamento.
- Tópico 5
Tópico 5
Acessando a lista de participantes
Para acessar a lista de participantes basta clicar em "Participantes" no bloco do mesmo nome.
Os participantes serão visualizados em ordem do último acesso (o participante que acessou a disciplina mais recentemente estará na primeira posição). Para modificar essa visualização para ordem alfabética deve-se clicar nos títulos "Nome" ou "Sobrenome".
- Tópico 6
Tópico 6
Enviando mensagem aos participantes
- Para enviar uma mensagem à qualquer participante de suas disciplinas, basta realizar o procedimento de envio de mensagem ao professor, explicado a seguir:
- O tutorial de envio de mensagem aos participantes mostra como um aluno faz para enviar uma mensagem para um professor.
- Tópico 7
Tópico 7
Configurando a disciplina
4.1 Alterando a visibilidade do curso
Para alterar a visibilidade de qualquer recurso ou atividade dentro da disciplina, basta clicar no, que se encontra em cada recurso ou atividade, quando está ativada a edição.
Para alterar a visibilidade da disciplina (Para estar visível para os alunos):- Clique em "Editar configurações" no item "Administração do curso", localizado no bloco de "Configurações"
- Procure o tópico "Disponibilidade"
- Selecione a opção "Este curso pode ser acessado pelos participantes"
Observação: Um recurso/atividade/disciplina está visível para os alunos se está na cor azul, se estiver na cor cinza não aparece para eles.
4.2 Editando as configurações da disciplina
Clique em "Editar configurações" no item "Administração do curso", localizado no bloco de "Configurações". Os itens que normalmente são modificados são:
- Geral
- Formato: Selecionar semanal ou tópicos, dependendo de sua preferência.
- Número de semanas ou tópicos: Selecionar o número desejado.
- Acesso como visitante
- Para abrir o acesso para visitantes deve-se selecionar "sim" no item "Permitir o acesso de visitantes". Este acesso pode estar limitado a usuários que conheçam a senha. Para isso, esta deve ser inserida no campo "senha".
- Disponibilidade
- Disponibilidade: explicado no item anterior (4.1).
4.3 Excluindo e acrescentando blocos (administração, participantes, etc.)
O procedimento é o mesmo tanto no Moodle 1.9 quanto no Moodle 2.2- Para excluir blocos, basta clicar no X, que se encontra em cada recurso ou atividade, quando está ativada a edição.
- Para adicionar blocos procure o bloco "Blocos", após ter ativado edição, e acrescente o que desejar.
Observação: Um bloco necessário é o bloco "Administração". Entre os blocos mais usados e de maior utilidade estão: "Participantes", "Próximos Eventos", "Calendário", "Atividade Recente".4.4 Mudando os blocos de lugar
4.5 Mudando os recursos e atividades de lugar
- Tópico 8
Tópico 8
Criando grupos
O moodle disponibiliza a opção de criar grupos para realizar as atividades nas disciplinas/turmas.
Ao trabalhar com grupos o professor pode escolher, na hora de criar a atividade, o tipo de grupo que ela vai ter:- Nenhum grupo: Sem grupos.
- Grupos visíveis: Cada grupo trabalha em seu próprio grupo, mas pode também ver outros grupos.
- Grupos separados: Cada grupo trabalha em seu próprio grupo, sem poder ver outros grupos.
Para criar grupos siga os passos explicados no tutorial de criação de grupos.
- Tópico 9
Tópico 9
Editando a disciplina
- Ative edição, clicando no botão "Ativar Edição" no canto superior direito da tela.
- Aparecerão duas listas: "Acrescentar Recurso" e "Acrescentar Atividade".
- Selecione a opção desejada, configure-a e continue editando.
- Dica: Para visualizar a disciplina com outra função (estudante, monitor, etc), faça o seguinte:
Clique em "Mudar papel para...", localizado no bloco de "Configurações" e selecione a função que desejar. (Lembre-se que para continuar editando precisa retornar ao seu papel normal clicando no link, no canto superior direito da tela, e precisa ativar edição novamente. Também pode voltar ao seu papel normal clicando em "Retomar ao meu papel normal", localizado no bloco de "Configurações")Para editar qualquer recurso ou atividade criada na disciplina clique no ícone "".
- Tópico 10
Tópico 10
Acrescentando recurso
10.1 Criando uma página web / página
Usando esse recurso é possível criar uma página web, inserindo imagens, links, fazer edição no código html (clicando no ícone "< >"), e até colocar código javascript.
A seguir um exemplo de uma página web, cujo conteúdo explica como criá-la.
10.2 Inserindo rótulo
Um rótulo é um tipo especial de material que permite inserir HTMLs em qualquer lugar na exibição da página principal do curso, incluindo gráficos, animações, figuras, tabelas etc. Os textos dos tópicos dessa disciplina são exemplos de rótulos. Este também é um exemplo de rótulo.Cada tópico contém um rótulo ao lado do número do tópico que é utilizado, em sua maioria, para colocar o título do tópico, como foi feito nessa disciplina.- A partir da versão 2, o Moodle separou o recurso "Link a um arquivo ou site" em dois: "Recurso" e "URL". O Recurso serve para carregar arquivos na disciplina e URL para criar um link a algum site.
10.3 Acrescentando um link a um arquivo ou site
Esse recurso é utilizado para disponibilizar para o aluno arquivos de diferentes formatos (word, excel, ppt, pdf, etc.), ou para disponibilizar links (endereços na web). Os arquivos guardados no Moodle têm o ícone atribuido automaticamente, correspondente ao tipo de arquivo.
O armazenamento de arquivos no Moodle 2.x difere significativamente de como era feito no Moodle 1.9.
10.4 Visualizando um diretório / pasta
O recurso "Visualizando um diretório" é utilizado para disponibilizar uma (ou várias) pasta(s) com arquivos aos alunos.
10.5 Criando um book / livro
Usando esse recurso é possível criar um conteúdo com diversas páginas, organizadas em uma estrutura de capítulos e subcapítulos.
A seguir um exemplo de um book, cujo conteúdo explica como criá-lo.
- Tópico 11
Tópico 11
Acrescentando atividade
11.1 Criando uma tarefa
Tarefas permitem que o professor crie uma atividade na qual os alunos devem enviar arquivos (em qualquer formato), ou ainda responde-la pelo próprio Moodle. Algumas atividades comuns são projetos, relatórios, etc.
Este módulo inclui a possibilidade de avaliação, ou seja, o professor pode atribuir uma nota para a tarefa de cada aluno.
A seguir serão apresentados exemplos de cada tipo de tarefa. Estes exemplos explicam como criar cada uma delas.
11.2 Criando um fórum
É nos fóruns que acontecem as maiores interações dos cursos. Eles podem ser estruturados de formas diferentes, e podem incluir avaliações das postagens efetuadas. Podem também exibir imagens e arquivos anexados. Os participantes podem também solicitar assinatura dos fóruns, recebendo notificações por e-mail.Observação: O Fórum de Notícias, que está presente em todas as disciplinas, é um fórum que serve para avisos e notícias que o professor envia aos alunos. Só os professores podem mandar mensagens utilizando esse fórum (os alunos não têm permissão para responder qualquer tópico ou mensagem desse fórum).
11.3 Criando uma enquete
O professor propõe uma pergunta, tipo enquete, e disponibiliza múltiplas respostas. Pode ser usada em provas de múltipla escolha, votações, coleta de opiniões sobre determinado tema, etc.
A seguir um pequeno tutorial que mostra como criar uma enquete (parte 1) e como adicionar questões na enquete (parte 2), além de um exemplo com os diferentes tipos de questões que podem ser utilizadas nesse recurso.
11.4 Criando uma pesquisa de opinião (Escolha)
O professor propõe uma pergunta, tipo enquete, e disponibiliza múltiplas respostas. Pode ser útil em votações, coleta de opiniões sobre determinado tema, etc.
11.5 Criando um questionário
Este módulo consiste em um instrumento de composição de questões e de configuração de questionários. As questões (verdadeiro-falso, múltipla escolha, associação, etc.) são arquivadas por categorias em uma base de dados e podem ser reutilizadas em outros questionários e em outros cursos. Os feedbacks para cada tipo de resposta fornecida podem ser configurados pelo professor.
- Tópico 12
Tópico 12
Atribuindo nota
- As notas são atribuídas a trabalhos, provas, exercícios, etc, que no moodle são considerados atividades (tarefas, fóruns, etc).Para atribuir uma nota, deve-se, primeiro, criar a atividade (tarefas, fóruns, etc) correspondente, pois a nota será atribuída a esta.Observação:As notas devem ser atribuidas a partir de cada atividade individualmente, e não diretamente na planilha de notas.
12.1 Atribuindo nota nas tarefas
As tarefas podem ser do tipo offline (provas, atividades de campo, etc), envio de arquivo único (trabalhos em word, excel, pdf, etc) e online (diretamente no moodle).
12.2 Atribuindo nota nos fóruns
Os fóruns podem ser usados para falar sobre dúvidas, discussões, sugestões, etc. Eles podem ser avaliados. Para isto, a configuração do fórum deve permitir avaliação.
12.3 Criando categoria de notas e atribuindo pesos
As disciplinas, no moodle presencial, apresentam duas categorias padrão: Provas e trabalhos. Estas podem ser modificadas, apagadas ou acompanhadas por outras categorias, dependendo o método de avaliação de cada professor. A nota final é calculada segundo o plano de ensino do professor. O moodle permite a configuração do cálculo de média incluindo pesos aos trabalhos e provas. O Tutorial Agregando notas de provas e trabalhos mostra como criar as categorias, além de como atribuir pesos tanto às categorias quanto às atividades (tarefas, fóruns, etc).