Módulo 5: Classificação de Risco e Acolhimento
Unidade 4: Instrumentos gerenciais em serviços de saúde

Prática Gerencial e Planejamento
Previsão e Provisão de Recursos Materiais
Educação continuada/permanente
Tomada de decisão e sistemas de informação
Avaliação dos Serviços de Saúde

Educação continuada/permanente

A capacitação profissional e a integração entre as equipes são facilitadores para o alcance de uma assistência adequada aos pacientes que necessitam de intervenções imediatas (SALEH, 2003*) e, nesse sentido, Adami (2000*) afirma que a enfermagem sempre se preocupou com a educação permanente de seus membros como fator essencial para o controle qualitativo dos cuidados prestados.

Com o crescimento dos hospitais, a incorporação de novas tecnologias e os novos paradigmas de educação de profissionais de saúde torna-se inquestionável, para a maioria das instituições, a necessidade de capacitar seus trabalhadores por meio de educação reflexiva e participativa a fim de desenvolver novas habilidades e o potencial dos trabalhadores para a participação ativa no processo de trabalho (CHAVES; AZEVEDO, 2009).

* ADAMI, N. P. Melhoria da qualidade nos serviços de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 13, n. especial, parte 1, p.190-196, 2000.

* CHAVES, LDP.; AZEVEDO, ALCS. Reflexões sobre a formação do enfermeiro no contexto do Sistema Único de Saúde. Enfermagem Brasil, v. 8, n. 2, p. 106-112, 2009.

* SALEH, C. M. R. Construção da ficha de registro do atendimento inicial aos pacientes na sala de emergência de um hospital de porte extra. 2003. 107f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2003.

Nesse sentido, cabe esclarecer a distinção entre educação permanente e educação continuada.

A equipe que atua na unidade de emergência precisa estar qualificada para atender aos usuários acometidos por causas externas. Dessa forma, a educação continuada e permanente, assim como as capacitações para utilização de protocolos de atendimento imediato ao trauma, possibilitam maior autonomia aos profissionais da equipe de saúde, rompendo paradigmas e exigindo transformações conceituais no atendimento a esta população específica (POLL; LUNARDI; LUNARDI FILHO, 2008*).

* POLL, M. A.; LUNARDI V.L.; LUNARDI FILHO W. D.. Atendimento em unidade de emergência: organização e implicações éticas. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 21, n. 3, p. 509-514, 2008.

A atenção às urgências e emergências passou a contar, recentemente, com frentes assistenciais de grande relevância, como, por exemplo:

• Suporte Avançado de Vida ao Trauma (ATLS);
• Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS);
• Suporte Básico de Vida (BLS);
• Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS);
• Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado (PHTLS) que prevê a adoção de protocolos para a orientação uniforme da atenção articulada ao atendimento pré-hospitalar.

O estabelecimento desses protocolos, que ordena prioridades e dimensiona os riscos, firmou-se como linguagem própria e adequada para os diferentes níveis e unidades do sistema de saúde, na perspectiva da atenção integral ao trauma, modificando favoravelmente o panorama assistencial, confirmando a importância do atendimento sistematizado à atenção básica (ROMANI et al., 2009*).

* ROMANI, HM. et al. Uma visão assistencial da urgência e emergência no sistema de saúde. Revista Bioética, v. 17, n. 1, p. 41-53, 2009.

O atendimento e o tratamento de situações de emergência fazem parte de um sistema de cuidados especializados, cuja participação da equipe de enfermagem é fundamental para o sucesso na restauração de vidas e minimização de sequelas. Mas, para isso, todos os recursos necessários para este atendimento precisam estar disponíveis de forma imediata e em perfeitas condições de utilização (GONÇALVES et al., 2007).

* GONÇALVES, A. B. M. et al. Sala de emergência: fatores que dificultam a assistência de enfermagem. Emergência Clínica, v. 2, n. 9, p. 23-33, 2007.

Veja na próxima página sobre a importância da supervisão nas atividades de enfermagem.